12.9.10

O país dos falsos centenários

Por Ferreira Fernandes

O JAPÃO desilude com o seu sistema de contar velhinhos. No princípio de Agosto, o país conhecido por ser recordista de centenários descobriu que um era falso: Sogen Kato, que deveria ter 111 anos, e a quem a Segurança Social pagava mensalmente a reforma, afinal já tinha morrido há 32 anos (nem octogenário era!) - a família guardava o corpo mumificado lá em casa. Outros poriam uma pedra tumular sobre o assunto, mas os japoneses são rectos: tal como Toyota recolheu milhares de carros por defeito nos travões, os registos nipónicos puseram-se à procura de provas de vida dos seus cidadãos de modelo mais antigo. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Sou um verdadeiro fã do Ferreira Fernandes; mais, quando for grande quero ser como o Ferreira Fernandes. É aspiração difícil de concretizar, eu sei, mas a esperança é a última a morrer.

Este texto, para além de muito bem escrito - o que é habitual no Ferreira Fernandes - brande verdades grandes como os punhos do Primo Carnera, da minha meninice.

Finalmente uma desmistifação vinda do País do Sol Nascente vem provar que nem tudo o que por lá se faz são só coisas excelentes, que devem ser modelo paradigmático para, pelo menos, os Tugas.

Neste particular, não. E com isto veio-me à memória o Venceslau de Morais nos seus Serões no Japão, de 1926. Os Japoneses são um povo honesto, trabalhador, misógino, dificil de conviver, hermético. Mas habilidoso. Se a isso juntarmos as mentiras de que usam e abusam, teremos o Japonês perfeito

Um abração caro Amigo Ferreira que ainda por cima é Fernandes

13 de setembro de 2010 às 01:24  

Enviar um comentário

<< Home