14.9.10

O peso de Júpiter, e o seu

Por Nuno Crato

SE O LEITOR tem o hábito de olhar para o céu nocturno após o pôr-do-Sol, terá certamente reparado que aparecem agora nele dois pontos de luz muito brilhantes. A oeste, vê-se Vénus descer lentamente para o horizonte. A leste, vê-se Júpiter levantar-se. Cerca das nove, é possível comparar os dois planetas em lados opostos do céu. São inconfundíveis; não haverá nenhum astro no céu nocturno com brilho comparável.

Ambos estão a grande distância da Terra. Nenhum ser humano os observou de perto. No entanto, sabemos muito sobre eles sem precisar de os os alcançar. Sabemos, por exemplo, a sua massa. (...)
Texto integral [aqui]

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger Bartolomeu said...

O Nuno Crato, esqueceu-se de referir um outro planeta. Bom... convenhamos, não terá sido própriamente um esquecimento, na medida em que o planeta a que me refiro ainda não se tornou visível, contudo, sabe-se que, ao aparecer no firmamento... erguer-se-à ali pelos céus de Belém.
Vários "astrónomos" têm tentado calcular a massa deste planeta, utilisando pare esse cálculo, a intensidade do brilho de algumas estrelas, próximas desse planeta.
Contudo, um pulsar conhecido em cosmologia por Pedro Passos Coelho, baralha por completo as matemáticas astronómicas, dado que a cadência dos feixes de luz que emite e a velocidade a que roda sobre si mesmo, são de tal forma vertiginosas que causam uma tremenda agonia naqueles que o estudam.
Alguns especialistas em regência de orquestras, estão já a desenvolver um métudo científico que visa harmonizar o som das vovuzelas. As últimas notícias, referem que as ditas cornetas se demonstram muito... "generosas".
Esperemos para ver, quer dizer... escutar!

14 de setembro de 2010 às 10:10  
Blogger Bartolomeu said...

Este Bartolomeu, escreve cada êrro que até arrepia...

14 de setembro de 2010 às 10:12  
Blogger Táxi Pluvioso said...

Todos os portugueses são planetas, mas com brilho próprio, se vivessem em Hollywood era estrelas.

15 de setembro de 2010 às 10:55  
Blogger eduardo said...

por falar em ver, eis uma delícia que vale a pena espreitar, ver, rever, recordar....

http://www.youtube.com/watch?v=7ImvlS8PLIo&feature=player_embedded#!

24 de setembro de 2010 às 09:43  

Enviar um comentário

<< Home