23.10.10

O LEITOR José Sacramento enviou-nos esta partitura que é (ou pretende ser) a do nosso Hino Nacional. Desafiam-se os amadores de música a executá-la, tentando ver se está correcta.

Actualização (18h57m): o mesmo leitor sugere que se oiça [aqui].

3 Comments:

Blogger Musicologo said...

Como guia informal não está mal, mas contém várias gralhas ou imprecisões. Nomeadamente logo ao compasso 3, a colcheia deveria ter um ponto, para acolher a semicolcheia seguinte, ao não ter, o compasso fica deficitário em 0,25 tempos. E como este caso há varias imprecisões rítmicas ao longo da música, faltam tempos, falha uma nota ou outra, ou pelo menos, nós não cantamos exactamente com o ritmo e a cadência escrita. Digamos que esta partitura é uma "orientação" ou uma "transcrição" aproximada... depois, vários anos de tradição alteram e produzem variantes.

23 de outubro de 2010 às 16:42  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Musicólogo,

Ver o link indicado em "actualização".

23 de outubro de 2010 às 18:58  
Blogger Musicologo said...

Permita-me acrescentar algumas achegas. O problema parece-me sobretudo de impressão e as linhas estarem desalinhadas com as bolinhas chamemos-lhe assim. Porque isto não deve ter sido feito num editor de música tradicional, notam-se falhas gráficas.

Repare por exemplo logo na 2ª e 5ª notas. A segunda nota deveria ser um sol (aliás corta o traço) mas está tão para cima que parece um lá. Mas por esta ordem de ideias a 5ª nota que é de facto um lá, está mais acima quase parece um si. E isto não faz sentido. Qualquer editor tradicional poria duas notas iguais na mesma altura. Não pode haver um lá "mais acima" e um lá "mais abaixo". Consequentemente quando vamos ler, a 2ª nota parece-nos um lá, mas não é.

De igual modo, o sustenido do fá, no 3º compasso segunda linha, está colocado em cima da linha, ao invés de estar no espaço correspondente à nota que quer elevar, o que seria sempre um absurdo.

Eu fui demasiado "brando" na minha primeira apreciação, porque li o hino como o "já conheço", mas realmente quem não tenha o hino na cabeça e for escalpelizar a partitura apercebe-se de uma série de incongruências que advém manifestamente deste problema. Quem fez "as bolinhas" justapô-las a uma série de linhas que não estão à mesma escala. Dá mesmo a sensação que houve uma sobreposição gráfica que correu mal, e o resultado final é várias notas estarem na linha ou espaço errado, porque os erros melódicos são quase todos de uma nota apenas, desviada para cima ou para baixo.

24 de outubro de 2010 às 19:17  

Enviar um comentário

<< Home