4.1.11

A Língua Franca da tecnologia

Por Nuno Crato

O MUNDO das línguas dá voltas inesperadas. O imperador Carlos V gostava de dizer que falava em latim com Deus e em italiano com os músicos, enquanto usava o francês para as senhoras e o inglês para os cavalos… Que diria ele se soubesse que esse idioma desprezado, falado na altura por pouco mais que uns ilhéus excêntricos, se tornaria na mais internacional das línguas?
Ao contrário de Carlos V, os falantes de diferentes idiomas precisaram sempre de recorrer a uma língua única para comunicar. Podia ser para as trocas comerciais, para a expansão de uma fé religiosa, para a guerra ou para a administração de impérios. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Sepúlveda said...

Gostei de ler.
Queria só fazer uma correcção. Apesar de a língua aeronáutica global ser o inglês, há vários países como apenas por exemplo Espanha, França, e vários africanos francófonos que utilizam a língua própria nas comunicações mesmo que haja voos de outra nacionalidade na frequência. Para com estes últimos é que as comunicações são em inglês.

5 de janeiro de 2011 às 10:22  
Blogger Nuno Crato said...

Agradeço a correcção. pelos vistos tinha sido mal informado, uma vez que a França e outros países são uma excepção à regra. Obviamente não tomei nota correcta do que um meu amigo piloto me tinha dito. Lamento o lapso.
Saudações do
Nuno Crato

5 de janeiro de 2011 às 19:58  

Enviar um comentário

<< Home