17.8.11

«Dito & Feito»

Por José António Lima

ANTÓNIO Capucho, que já se queixara publicamente de ter sido preterido a favor de Fernando Nobre na corrida à presidência da Assembleia da República, voltou agora a lamentar-se de ter sido afastado do Conselho de Estado sem aviso prévio da direcção do PSD. E de ter sabido da notícia «pelos jornais».

O que, reconheça-se, não é uma forma muito civilizada de tratar titulares de cargos políticos desta importância. Passos Coelho lá saberá.

Resignado, Capucho adiantou que, apesar disso, considera as escolhas de Passos Coelho – «o militante n.º 1 do partido, Francisco Balsemão, e dois ex-líderes, Luís Marques Mendes e Luís Filipe Menezes» – como «um critério inteligente e imbatível». Ora, não parece muito inteligente nomear uma figura como Menezes, que não tem percurso político, nem dimensão intelectual, nem reconhecimento nacional para ascender a um órgão com a relevância do Conselho de Estado. Percebe-se que Passos Coelho quis, com este gesto, retribuir o contributo que Menezes lhe deu, junto das bases regionais do partido, para ser eleito líder do PSD. Mas os favores do aparelhismo partidário não se pagam com lugares no órgão de aconselhamento do Presidente da República.

Nem parece «imbatível» o critério de Menezes ser ex-líder do PSD (cargo que, aliás, ocupou por efémeros seis meses). Porquê Menezes e não Manuela Ferreira Leite, também ex-líder? Porquê Menezes e não Santana Lopes, que além de ex-líder foi até primeiro-ministro?

Este tipo de nomeações, a que acresce a desqualificada lista de suplentes apresentados por PSD e PS, apenas tem o efeito de degradar o prestígio do Conselho de Estado, onde, além das inerências, só deveriam ter assento figuras politicamente respeitadas e com reconhecidos méritos cívicos. O que não é manifestamente o caso.

É DIFÍCIL entender, por outro lado, que Passos Coelho não tenha dado ao líder do seu parceiro de coligação, o CDS, um lugar no Conselho de Estado. Como Durão Barroso deu, naturalmente, em 2002. Não fazia parte do acordo de coligação nem o CDS fez questão disso – alegam com hipocrisia na S. Caetanoà Lapa. Estavam à espera que Portas e o CDS o pedissem?... Eis um gesto que revela bem o grau de confiança e de cooperação reinantes na coligação governamental.

«SOL» de 12 Ago 11

Etiquetas: ,