11.8.11

Ensino da Geologia em Portugal

Por A. M. Galopim de Carvalho
ACABEI de analisar, em pormenor, o relatório de um trabalho de grupo, sobre um tema que envolve mineralogia e geologia, elaborado por alunos do 11.º ano de uma das Escolas Secundárias da capital. Trata-se de dois volumosos dossiers com centenas de páginas, na grande maioria fotocópias de imagens e textos recolhidos da internet segundo um critério de escolha que deixa muito a desejar e que permite concluir não ter tido este trabalho o acompanhamento desejável por parte do(a) professor(a) da respectiva disciplina. Esta falta de acompanhamento, a que se juntou a não existência de uma desejável revisão final, fica clara na mais que deficiente correcção dos textos escritos pelos alunos. (...)

Texto integral [aqui]

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Bartolomeu said...

Pode ter-se dado o caso, de o professor ter notado os erros referidos, mas ter optado por não os assinalar, na esperança de não "desmotivar" os alunos. Ou seja; na esperança de os manter em "banho-maria" até que surja um novo trabalho de grupo e eles demonstrem maior entusiásmo...
Motivar miudos do 11º ano, nos tempos actuais, a fazer pesquisa aturada sobre mineralogia e geologia, não deve ser fácil, sem que eles encontrem por si, o estímulo que os atraia a conhecer os nomes das rochas, a perceber a sua constituição e a sua formação, transformação e percurso, ao longo de milénios.
É que para a mioria dos putos, a pedra só tem uma útilidade: para atirar à tola do tipo que os chateia.

11 de agosto de 2011 às 11:51  
Blogger Carlos Esperança said...

Nem no dia de aniversário, pelo qual o felicito, deixa de trabalhar e pensar. Parabéns.

11 de agosto de 2011 às 17:28  
Blogger Bartolomeu said...

Associo-me às felicitações e faço votos de que muitos mais aniversários tenha oportunidade de festejar, mantendo a actividade a que se tem dedicado, com a energia, vitalidade e curiosidade de sempre!

11 de agosto de 2011 às 21:09  

Enviar um comentário

<< Home