22.2.12

Tristezas não pagam dívidas

Por Manuel António Pina

A INTOLERÂNCIA de ponto decretada pelo Governo para ontem, Dia de Carnaval, foi um carnavalesco fracasso: no que respeita à função pública, foi cumprida nos serviços dependentes directamente do Governo (onde, no entanto, a coisa descambou em mascarada, já que muitos funcionários optaram por aparecer ao trabalho fantasiados "de rei, ou de pirata, ou jardineira") e em pouco mais de um terço dos concelhos do continente, pois 177 das 278 câmaras, incluindo 50 do PSD e CDS, fecharam portas; isto sem fazer contas à Madeira, onde o tolerante Jardim deu folia aos "seus" 30 000 funcionários não só ontem mas também, para curtirem a ressaca, na manhã de hoje.

Já o sector privado - por "culpa" dos odiados contratos colectivos, arrepelam-se unanimemente o ministro da Economia e o patrão dos patrões - passou a manhã na cama e a tarde nos corsos ou a ver pasmadamente montras nos centros comerciais.

Não foi metade do país que parou, foi o praticamente o país inteiro, com as honrosas excepções do ministro Álvaro e de António Saraiva (e do cronista). Com efeito, muitos dos funcionários que "trabalharam" passaram o dia parados já que os serviços de atendimento público abertos estiveram às moscas.

O Governo não se terá imprudentemente apercebido de que "a gente trabalha/ o ano inteiro" e merece, como na canção de Vinicius/Tom Jobim, "um momento de sonho". E de que tristezas não pagam dívidas, incluindo dívidas à "troika".
«JN» de 22 Fev 12

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger R. da Cunha said...

Acho que o MAP devia ter feito gazeta. Porém, lá se perdia uma crónica que não perco.

22 de fevereiro de 2012 às 19:20  
Blogger José Batista said...

O governo não se terá apercebido porque está... muito "troico".

Estamos "tro(i)cados". E muito mal pagos.

22 de fevereiro de 2012 às 21:11  

Enviar um comentário

<< Home