13.7.12

Sobre o défice do nosso falar

Por Ferreira Fernandes
NÓS CONHECEMOS o hábito anglo-saxónico da declaração pública, lida e curta, quando um político é apanhado de calças na mão. Lá está, esta expressão "de calças na mão" é inimaginável numa declaração dessas: elas têm de ser sucintas e claras, sem dar margem a que a intenção, que é minorar os desgastes, tenha efeitos contrários. Discretos, é o que se pede do declarante e da declaração. Admira-me que essa técnica da ponderação das palavras não tenha sido esta semana importada pelo Governo. O seu homem-forte, Miguel Relvas, está envolvido numa situação que eu, porque não sou político nem tenho de importar hábitos anglo-saxónicos, posso descrever assim: foi apanhado de calças na mão. Não me interessam agora as peripécias da sua licenciatura - na última quinzena o mais falado assunto nacional (daquele povo feliz e sem preocupações...) -, bastam-me as consequências: não há restaurante em que não se oiça o cumprimento, tão banal entre nós, "olá, doutor", a ser varrido com risinhos: "Homem, não me ofenda!" Perante esse gozo espalhado - repito, não me importa se justa ou injustamente - Relvas deveria só dizer coisa lida e pensada. Não deveria dizer, como disse ontem: "Norteei a minha vida pela simplicidade da procura do conhecimento permanente." Em circunstâncias destas, nem o grande, simples e sábio, e que às vezes até se recolhe nas celas do mosteiro de Singeverga, professor José Mattoso se podia permitir tal frase. 
«DN» de 13 Jul 12

2 Comments:

Blogger O Farsola de Massamá said...

Se o homenzinho é basicamente um bronco, o que esperar dele?

13 de julho de 2012 às 11:01  
Blogger José Batista said...

Tenho no meu "mail" uma imagem de uma placa de mármore onde se diz o seguinte:

CAMARA MUNICIPAL DE LAGOA
(ALGARVE)
INAUGURADO A 16 DE JANEIRO DE 2004
POR SUA EXCELÊNCIA
O SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL

Dr Miguel Relvas

SENDO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

Dr José Inácio Eduardo

-------------------------------

No espaço para o conteúdo, este mail apenas diz: Antes de ser já o era.

Se a imagem não tiver sido montada, então é uma imagem com conteúdo muito esclarecedor...

13 de julho de 2012 às 15:25  

Enviar um comentário

<< Home