25.9.12

Sair da crise à pedalada

Por Ferreira Fernandes
LERAM a reportagem do Público, ontem, sobre Noca, o "alfaiate de bicicletas"? Meia dúzia de Noca, e saíamos da principal crise, a descrença. 
Dinis Ramos, Noca, é designer, vive na Gafanha da Nazaré, terra plana, de bicicletas. Ele teve sempre uma, na garagem dos pais. Um dia, pôs-se a olhar para aquela coisa sempre igual e deu a pedalada da sua vida: inventou um guidão original, pintou o quadro de cor única, acrescentou um toque no pedal... Ao longo do tubo maior do quadro, escreveu: "Concept by Noca." 
Evidentemente toda a gente gostou, muitos fizeram perguntas e alguns quiseram também uma bicicleta assim, uma "Concept by Noca." Eu explico o "evidentemente" (não sei ajustar um selim, mas as evidências nunca me escapam). Apesar de só ter sido inventada no princípio do séc. XIX, os conceitos que fazem uma bicicleta são conhecidos desde a Idade Média. É um mistério o seu aparecimento tardio e é outro mistério a sua resistência às novidades tecnológicas - e esses dois mistérios convivem com a sua principal característica: é simples. Simples como o pão e com futuro como o pão. O que restava fazer com ela, o Noca fez, fê-la única. E é assim que já chovem encomendas do estrangeiro. 
Percebi nas palavras do Noca um toque de artista, ele querer fazer uma a uma, as suas bicicletas. Eu preferia que ele fosse mais ambicioso, mesmo como artista, e se tornasse um grande industrial. Como aquele alfaiate, o Yves Saint Laurent. 
«DN» de 25 Set 12
NOTA (CMR): encontrar uma imagem para ilustrar esta crónica não foi tão fácil como eu esperava. A primeira que me apareceu foi esta, datada de Agosto de há 2 anos.

Etiquetas: ,