16.11.12

Antes bunga-bunga democrático…

Por Joaquim Letria
PELA quarta vez, Silvio Berlusconi foi condenado a prisão por fuga aos impostos. Quatro vezes condenado, sem nunca ter sido preso. Agora foi condenado a quatro anos de cadeia e a sentença foi logo reduzida para 12 meses, embora o antigo primeiro-ministro italiano ainda possa recorrer e ganhar o tempo que lhe for possível manter em liberdade os seus 76 anos de idade.
Somando os três mandatos, Berlusconi foi chefe do Governo de Itália durante dez anos. Actualmente, prepara-se para regressar à política e promete defrontar o homem que o substituiu depois de pressões internas e externas, alegadamente de Angela Merkel, o terem afastado do Governo que legitimamente formara, depois de legal e democraticamente ter sido eleito.
Monti, ex-comissário europeu e professor de economia, foi posto no lugar de Berlusconi sem um único voto. Tecnocrata, tem beneficiado do apoio de diversos partidos, entre os quais o de Berlusconi, que agora ameaça retirar-lhe esse apoio depois desta última condenação. Em Itália, há uma grande indignação por esta atitude do ex-primeiro ministro. Vejam lá se estes democratas estão preocupados por serem governados por um fulano que nenhum deles foi ouvido nem achado para lá pôr!
Por mim, que não sou italiano, confesso que acho graça a Berlusconi e às suas festas Bunga-bunga… a única coisa que não aprecio nele é o cabelo pintado! Mas isto sou eu, que tenho uma ideia estranha de democracia, pensando eu que quem é eleito é que deve governar...

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger brites said...

deve governar..., independentemente do modo como governa,dos meios utilizados,das javardices,das vítimas ,...

eu desconfiei e tinha razão!
INFELIZMENTE.

16 de novembro de 2012 às 10:50  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Lembram-se que Ribeiro e Castro, eurodeputado, se propunha dirigir o CDS à distância (por telefone e e-mail)?
Berlusconi também podia dirigir a Itália a partir da cadeia...

16 de novembro de 2012 às 15:49  
Blogger José Batista said...

Pois eu cá, o que mais apreciaria era que a "justiça" (?) italiana prendesse corruptos e criminosos, primeiro-ministros e outros, em vez de cientistas que não podem prever o imprevisível...
E também apreciava que a "justiça"(?) portuguesa não se parecesse tanto, em certos aspetos, com a italiana.

16 de novembro de 2012 às 21:31  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Comentário JL:

«Inteiramente de Acordo!
Abc!
JLetria»

18 de novembro de 2012 às 19:26  

Enviar um comentário

<< Home