12.11.12

Merkel e Marcelo em São Julião da Barra

Por Ferreira Fernandes
NO PRINCÍPIO do ano Portugal ganhou o prémio Urso de Ouro de curtas-metragens do Festival de Berlim (filme Rafa, de João Salaviza). Está o ano a acabar e só por falta de comparência não ganhámos o prémio Figura de Urso, também em Berlim. Desta vez não era uma curta-metragem mas um longo vídeo de 4:55, que são outros tantos minutos e segundos a mais. 
Conhece-se a história da mais desastrada produção do cinema mundial: Marcelo sonhou, o publicitário Rodrigo Moita de Deus deitou mãos à cabeça e o vídeo estampou-se. Há uma cena da obra em que, a ilustrar o que diz a voz off ("desperdiçámos dinheiro em coisas desnecessárias"), uma portuguesa exibe um cartão Visa. A alternativa, deduz-se, era acabar com essas modernices bancárias e voltarmos a trocar uma hora de limpeza de escadas por um par de calças cerzidas. 
Ignorando que há o YouTube, um lugar para pôr vídeos que, sendo jeitosos, podem ser um sucesso, os autores quiseram exibi-lo no Sonny Center, numa praça de Berlim. Alguém de bom gosto recusou, gritámos "censura!" e os alemães, de nós, só ficaram a saber que engatilhamos o grito "censura!" com facilidade. 
Aconteceu tudo isto em simultâneo com a visita de Angela Merkel a Portugal. O que talvez justifique o famigerado vídeo. Hoje, a senhora vai estar 40 minutos com Passos Coelho, no Forte de São Julião da Barra. Dá para passar o vídeo de Marcelo quase dez vezes. É uma boa vingança.
«DN» de 12 Nov 12

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger José Batista said...

Bem, o Marcelo tentou fazer alguma coisa.
E quanto à figura de urso, digamos que não foi afetada em nada, relativamente ao conjunto do país, aos seus representantes e a cada um dos seus cidadãos: nós.

Ainda bem que parece começar a incomodar a sério.
Pelo menos o "Van" (ver acima).

13 de novembro de 2012 às 10:09  

Enviar um comentário

<< Home