12.5.13

Luz - Cemitério Judeu, Jerusalém 2012

Fotografias de António BarretoAPPh
Clicar na imagem para a ampliar
Mais propriamente, o cemitério do Monte das Oliveiras. Diz a tradição judaica que será neste cemitério que, aquando da chegada do Messias, começarão as primeiras ressurreições. Os enterrados aqui terão assim as primeiras oportunidades... Várias foram as tentativas de vandalizar este cemitério, como por exemplo o túmulo de Menahem Begin. Neste cemitério, vi pela primeira vez as pedrinhas colocadas em cima das pedras tumulares. Fiquei intrigado. As respostas mais plausíveis que encontrei diziam que as pedras eram sinais de homenagem ou recordação, mas que, ao contrário das flores que murcham em poucos dias, estas pedrinhas duram para sempre. Ainda não tive a oportunidade de confirmar com gente sábia, mas pareceu-me ser razão verosímil e suficiente para a tradição. Verifiquei ainda que, nos cemitérios muçulmanos e cristãos de Jerusalém, também havia pedrinhas por cima dos túmulos. Fiquei comovido. Havia, pelo menos durante a morte, alguma unidade, alguma comunidade entre os três povos ou as três religiões. (2012)

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Táxi Pluvioso said...

Nem pensar, as primeiras ressurreições, serão em Portugal, é só cumprir o memorando.

13 de maio de 2013 às 05:00  
Blogger brites said...


se ressuscitasse o que um dia me fez respeitá-lo eu já ficava contente...

14 de maio de 2013 às 09:46  

Enviar um comentário

<< Home