15.6.13

?

10 Comments:

Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Esta afirmação é do muito estimável Nicolau Santos, cujos textos leio sempre com atenção...

15 de junho de 2013 às 22:31  
Blogger José Batista said...

Bom, Nicolau Santos estampou-se.

Acontece a todos. Convém é que não seja com muita frequência...

A não ser que o erro não seja dele.

15 de junho de 2013 às 23:41  
Blogger Filoctetes said...

Ontem, 3 vezes 0 ainda era 0.

Hoje, não sei.

16 de junho de 2013 às 01:37  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Há uns anos, correspondi-me, durante algum tempo, com o Nicolau Santos (foi a propósito do uso do "porque" e do "por que" nas suas crónicas).
Por isso, estou à vontade para hoje lhe enviar este recorte...
Vamos ver o que responde.

16 de junho de 2013 às 10:07  
Blogger José Batista said...

Engraçado, sobre o "porque" e o "por que", suponho que os ingleses estão melhor do que nós, não há possibilidade de se enganarem, pois têm o "Why", a que poderíamos fazer corresponder o nosso "por que" e o "Because" a que corresponde o nosso "porque".

Isto se não meti água, claro. Que o meu inglês é daqueles aprendido em duas horas por semana em três anos lectivos do liceu...

16 de junho de 2013 às 19:51  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Não é bem o mesmo problema, porque o "why" aparece na pergunta e o "because" aparece na resposta.

A confusão habitual surge quando o "porque" e o "por que" aparecem na pergunta.

Note-se, por exemplo, na pequena diferença existente nestes 2 diálogos:

Díálogo A:

- Porque esperas?
- Espero porque me apetece.

Díálogo B:

- Por que esperas?
- Espero pela minha mãe.

--
No 1.º caso, pergunta-se «"porquê" esperas?»
No 2.º caso, pergunta-se «por [que ou qual] coisa esperas?»

16 de junho de 2013 às 21:40  
Blogger José Batista said...

Pode ser que seja assim, caro Medina.
Mas eu continuo com dúvidas sobre a forma que usou na pergunta do primeiro diálogo. Parece-me até que melhor era usar o "por que":

- Por que (motivo) esperas?
ou
- Por que (razão) esperas?

- Espero porque me apetece.

Vou ver se algum professor de português me esclarece melhor. A não ser que haja algum comentarista disponível para o fazer...

17 de junho de 2013 às 10:55  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Pode ver a resposta [AQUI], nos comentários afixados.

17 de junho de 2013 às 11:09  
Blogger José Batista said...

Pois bem caro Medina.
Já não preciso ir chatear nenhum colega.
Muito bem haja.

Abraço.

17 de junho de 2013 às 11:51  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Resposta (por mail) de Nicolau Santos:

«Estimado Senhor
Claro que é um erro de palmatória.
Eu tinha juros «próximos de» zero, foi necessário cortar, cortei mal, saiu asneira.
As minhas desculpas.

Melhores cumprimentos.
Nicolau Santos»

17 de junho de 2013 às 12:27  

Enviar um comentário

<< Home