28.7.13

Luz - Boston Public Library

Fotografias de António BarretoAPPh

Clicar na imagem para a ampliar
Cerca de um ou dois meses antes do ataque à bomba contra os corredores e espectadores da Maratona de Boston. Uma semana depois da enorme tempestade que se abateu na região. Ainda as ruas estavam quase desertas de pessoas e carros, mas cheias de neve gelada! A Biblioteca Pública de Boston é, há muitos anos, um das minhas favoritas! Estive lá pela primeira vez há trinta anos. Tem dois edifícios, um antigo e original, outro moderno e recente. No último, onde é tirada esta fotografia, estão sempre dezenas ou centenas de pessoas a consultar livros e jornais, CD e DVD, computadores e televisões… Muitas salas são de total acesso livre, sem identificação nem registo. Eu próprio passeei-me por estas salas, podendo mesmo fotografar, sem ser incomodado nem assediado por contínuos! As estantes, nesta parte da biblioteca, são de acesso directo e livre, sem catálogo nem requisição! Esta imagem traduz o sossego e a tranquilidade do ambiente de trabalho. Os atentados terroristas ocorreram em frente a esta Biblioteca! A meia dúzia de metros!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Bmonteiro said...

Na moderna biblioteca do Fundão, Eugénio de Andrade, uma descida ao piso inferior, permite uma fotografia em tudo semelhante a esta.
Eventual resultado da universalidade da arquitectura.
Há anos, deixei ali alguns caixotes de livros: da minha Sociolgia na Universidade Aberta, depois de ter deixado as lides militares.

29 de julho de 2013 às 16:42  

Publicar um comentário

<< Home