7.7.13

O Romance do costume

Por Pedro Barroso
(pôr do sol romântico nas Berlengas)
- Então, filha..., já não queres namorar comigo ?
- (amuada) ...Contigo não, que és bruto, já não estou para aí virada.
- Mas eu eu quero coligar-me... preciso urgentemente! 
- (dando um salto de susto e prazer)...Queres o quê?! Isso diz-se? 
- Então, não disse nada de mal; disse que a nossa coligação tem de continuar... 
- Ah, percebi outra coisa! Deixa..., mas olha, não gosto nada das tuas atitudes! ...E tu (baixando os olhos) ... nunca me dás cavaco para nada... 
- Oh filha, precisamente! São pessoas de idade que tenho na família, tenta compreender; não quero perturbar o senhor... que está a dormir, coitado.
- Ele devia estar bem acordado, mas também nunca gostei dele... Aos anos! Chamei-lhe tudo! 
- E ele lembra-se!... Está descansada ...dos tempos em que lhe deste com a porta na cara 
- Nada de brincar com o nome duma pessoa séria... 
- Séria? Hoje concordas, amanhã não sabemos...deixa-me rir... 
- (furiosa) e você, seu anormal presumido? O menino só sabe pedir sacrifícios!!... Puseste o povo a pão e duodécimos, e agora vai-se embora o rei Gaspar e leva o ouro!!... Isto é o Presépio? 
- Tu não me desconverses que eu vou a Belém e faço queixa ao tio... 
- Podes ir! Até podes ir à outra, à gorda, julgas que eu não sei que ela te anda a sustentar? Meu malandro! Fazer queixa ao velho?! Olha que eu precisamente ando a defender os velhinhos e reformados! ... senão a quem é que eu ia dar beijos nas feiras? É que o seguro morreu de velho... 
- Tu não me digas que estás feita com ele!!...sua p...(censurado) 
- (lânguida) ... Ah..., se for preciso, um dia... quem sabe! O rapaz até é bem apessoado... (longa pausa) 
- (preocupado) Olha... ouve... (carinhoso)...não queres vir jantar comigo? 
- (chorosa) ...Outra vez? Já é o sétimo jantar que fazemos em 3 dias, e nunca me dizes nada de novo... (baixa o pano e ouve-se a canção romântica "Só mais uma vez"...)

Etiquetas: