5.9.13

Lázaro ressuscitado

Por Antunes Ferreira
SINÓNIMO de bom orador na língua portuguesa é António Vieira, ou para ser mais preciso, o padre António Vieira. São mais de 500 os seus sermões, dos quais o Mais conhecido é, indiscutivelmente, o de Santo António aos Peixes. A oratória foi pelos séculos XV, XVI, XVII e XVIII, praticada pelos sacerdotes do alto dos seus púlpitos.
Já na Antiguidade a fama de Demóstenes em Atenas e de Cícero em Roma na arte de bem falar, perdurou por séculos e séculos e ainda hoje se refere que o grego, gago de nascença, usou para corrigir a dicção, falando com seixos na boca; isto durante uns anos até se tornar o orador que assim entrou na História Universal.
Por seu turno, o romano ficou célebre pelos seus discursos entre os quais se destacam as catilinárias, feitos no Senado de Roma e perante o povo, contra Catilina, um nobre que tentava destruir as instituições republicanas.  (...)
Texto integral (aqui)

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Fernando S. Marques said...

Este artigo é como as pombinhas da Catarina que andavam de mão em mão. Já saiu em tantos blogs e o desavergonhado H.A.F. podia fazer tricô antes de tal merd...

E o sr. Medina também podia por autorizar o H.A.F. a trabalhar cá.

7 de setembro de 2013 às 20:26  

Enviar um comentário

<< Home