Está provado: fumar mata até "cowboys"
Por Ferreira Fernandes
Ter
sido cowboy num anúncio da Marlboro não será talvez a profissão mais
perigosa do mundo. Mas Eric Lawson, vedeta dos anúncios da famosa marca
americana de cigarros, acaba de morrer de cancro pulmonar. Mais um, já
aconteceu o mesmo a outros Marlboro men. Nos anúncios, o cowboy ajusta o
chapéu Stetson e tira a cafeteira do lume... Quando a câmara se
aproxima do seu perfil descobrimos quem paga o ritual: o maço, de onde
ele arranca um cigarro com lábios másculos, expõe a marca. Nos anos 50,
ainda aquele cigarro era de mulher, até tinha o filtro vermelho para
esconder o bâton. Mas tornou-se ícone da virilidade depois de uma das
campanhas com maior sucesso da história da publicidade. Esses anúncios
foram criados por Draper Daniels, o publicitário real que inspirou o
protagonista da série televisiva Mad Men - e para sedimentar o azar do
Marlboro, também Daniels viria a morrer de cancro pulmonar.
Anos depois, começámos a ver sucessivos Marlboro men a meterem processos à Philip Morris Co., a proprietária da marca. Tinha nascido o antitabagismo e este resolvera curar a publicidade do Marlboro com os pulmões do mesmo cowboy. Pelos vistos, alguma relação deve haver entre o fumo e o cancro pulmonar porque nunca faltaram Marlboro men com posterior tosse cavernosa. Os laboratórios médicos há muito tinham provado essa relação. Mas iríamos precisar da publicidade e da respetiva contrapublicidade para nos convencer.
Anos depois, começámos a ver sucessivos Marlboro men a meterem processos à Philip Morris Co., a proprietária da marca. Tinha nascido o antitabagismo e este resolvera curar a publicidade do Marlboro com os pulmões do mesmo cowboy. Pelos vistos, alguma relação deve haver entre o fumo e o cancro pulmonar porque nunca faltaram Marlboro men com posterior tosse cavernosa. Os laboratórios médicos há muito tinham provado essa relação. Mas iríamos precisar da publicidade e da respetiva contrapublicidade para nos convencer.
DN de 28 Jan 14
Etiquetas: autor convidado, F.F
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