16.8.14

Pergunta de algibeira (a propósito das fotos anteriores)

A figura representa uma parede de tijolo limitada em cima e em baixo por vigas paralelas, e dos lados por pilares verticais espaçados da mesma distância. Abriu-se, nela, um rasgo QUADRADO (não representado), tocando nas vigas e nos pilares. Pergunta-se: será possível ampliar esse rasgo (sem alterar as vigas nem os pilares, evidentemente)?
Actualização
Pode dizer-se que a resposta já foi dada por "500", embora sem explicar como era o rasgo inicial. Este, como se vê, pode ser ampliado em 100%, seguindo o método indicado...

6 Comments:

Blogger 500 said...

Problemas de engenharia não é comigo. E como diria outro, n'um percebi a coisa.
E o meu meio-quilo de libras, cadê ele?

16 de agosto de 2014 às 19:23  
Blogger 500 said...

O melhor não será mandar uma marretada nos tijolos todos?

16 de agosto de 2014 às 19:24  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

500,

Eu dou-lhe o meio-quilo de libras se prometer que me dá 1 kg de meias-libras. Ou mesmo só 950 gramas...
-
Quanto aos tijolos, trata-se de saber, antes, como é o rasgo inicial (que deve ser quadrado e tocar nos 2 pilares e nas 2 vigas).
De qualquer forma, a resposta está certa, pois o rasgo inicial pode ser ampliado em 100% rebentando os tijolos...

16 de agosto de 2014 às 19:37  
Blogger 500 said...

Bem me palpitava que a coisa só era resolvida à marretada, como muitas outras que por aí vão ocorrendo. Quanto a libras, não posso cumprir nada, uma vez que nem de 1 peny disponho. Há anos. ofereceram-me meia-libra que foi de vela.
E, de Lagos, não há notícias?

16 de agosto de 2014 às 21:39  
Blogger 500 said...

E quanto ao lixo, deixei mais um comentário. Cenas idênticas são o pão nosso de cada dia. E não é só na "sua" Lisboa da Av.ª de Roma.

16 de agosto de 2014 às 21:56  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

500

No passado dia 31 deixei de morar em Lisboa.

17 de agosto de 2014 às 09:52  

Enviar um comentário

<< Home