23.1.16

Alcalar (Perto da EN 125, entre Lagos e Portimão)












3 Comments:

Blogger José Batista said...

Muito interessante. Dava jeito que a segunda fotografia da série pudesse ser aumentada para se conseguir ler as legendas.

Relativamente ao forno de cal, talvez valha a pena referir que há um bem conservado em zona mais central do país, na tapada de Mafra, integrado num percurso pedonal muito fácil de percorrer. No Verão passado estive dentro dele e observei-o detidamente. A única coisa que lhe falta(va) é/era uma legenda.
Sobre o funcionamento destes fornos, sobretudo sobre o princípios químicos da obtenção da cal viva escreveu em tempos, aqui ou no "sopas de pedra" ou em ambos, o Professor Galopim de Carvalho. Basicamente, é o seguinte:
O calcário comum (CaCO3), quando aquecido, perde dióxido de carbono (CO2) e forma-se óxido de cálcio (CaO), que é a cal viva, obtida nos fornos. Esta cal viva, em presença da água reage com ela e forma hidróxido de cálcio [Ca(OH)2], que é a cal apagada, a qual pode usar-se em várias aplicações, entre elas, caiar ou obter argamassa por mistura com areia.
Depois de qualquer daquelas aplicações, o hidróxido de cálcio, exposto ao ar, reage novamente com o dióxido de carbono (CO2) atmosférico, donde torna a resultar a formação de carbonato de cálcio com libertação de água, ou seja: a caiação ou a argamassa aplicada secam e ganham consistência, segundo a equação:
Ca(OH)2 + CO2 ---> CaCO3 + H2O

23 de janeiro de 2016 às 16:25  
Blogger 500 said...

Desconhecia.
E o José Batista é um sério concorrente do prof. Galopim de Carvalho. O que um gajo (re)aprende por aqui!

23 de janeiro de 2016 às 23:07  
Blogger José Batista said...

500, nada de brincadeiras. Eu fui aluno (à distância) do Professor Galopim de Carvalho em 79/80, no chamado ano propedêutico, que funcionava através da TV. Ainda guardo ("religiosamente") os livrinhos da sua autoria, que o ministério da educação então publicou, e que me serviram, como a outros, de manuais de estudo. E desde então, tornei-o meu professor para o resto da vida, lendo tudo o que posso dele.

Bons votos. Vou agora às urnas, muito baralhado e desgostoso desde o início da semana...

24 de janeiro de 2016 às 09:18  

Enviar um comentário

<< Home