18.3.16

Sem Emenda - As Minhas Fotografias

Correios de S. Petersburgo – É o edifício central. Foi concebido pelo arquitecto Nikolay Lvov e data do século XVIII, ainda no tempo de Catarina. É um raro edifício a manter, ao longo de séculos, a mesma função. São vários edifícios ligados entre si por pontes envidraçadas. No rés-do-chão, um magnífico átrio de atendimento, móveis muito interessantes e decoração curiosa. Estes correios resistiram a tudo: ao Czar, às revoluções, ao comunismo e à sua queda e a quase trinta anos de estremeções democráticos. Quando visitei o edifício, um grupo de soldados atarefava-se a levantar encomendas que tinham chegado em nome deles. Escolheram uma mesa e bancos adequados, abriram as caixas, retiraram vários alimentos, conservas, bebidas, iogurtes, queijo e chocolate. Começaram a comer com uma voracidade impressionante. Eram presentes acabados de chegar de casa da família. Ali mesmo, no grande átrio, decidiram despachar o conteúdo, antes que tivessem de o partilhar, no quartel, com outros soldados.


DN, 13 de Março de 2016

1 Comments:

Blogger opjj said...

Caríssimo, fez-me lembrar que há cerca de 6,7 anos, um jovem russo, creio que com 23 anos desempregado e que trabalhava nas obras. Pediu-me qq coisa para comer.Então dirigi-me à pastelaria Trenó no Lumiar e ofereci-lhe um bolo.Pediu-me se lhe pagava antes uma sopa porque todos lhe ofereciam bolos.
Na conversa disse-me que o Pai era oficial reformado e que a Mãe era enfermeira. Perguntei-lhe se isso não dava para ter uma vida aceitável, respondeu-me que não que ambos recebiam pouco. Por isso saíu.
Cada um tire as ilações que quizer.Compare com os oficiais e enfermeiros de cá.
Cumps.

18 de março de 2016 às 10:08  

Enviar um comentário

<< Home