19.5.17

SALVADOR SOBRAL

Por A. M. Galopim de Carvalho
Como é sabido, não tenho condições auditivas para apreciar a música, nem entender as palavras que a acompanham quando cantadas.
Ontem, influenciado pelas notícias que deram conta da nossa passagem à final, assisti a grande parte do Festival Eurovisão e à actuação do Salvador Sobral. O retumbante êxito da nossa canção e os comentários sérios que ouvi e li, levaram-me a procurar na “net” a respectiva letra, que li e verifiquei  ter saído da pena da autora da música, a irmã do cantor, Luisa Sobral de seu nome. Não sou entendido para me pronunciar sobre a qualidade formal do poema, mas sei ver que a mensagem que encerra é, a um tempo, de grande e doída beleza.
Acontece que esta minha deficiência  me aguçou a capacidade de analisar as expressões do olhar, das mãos e do corpo todo e gostei do que vi.
“A verdade, os sentimentos, as emoções, o pensamento crítico, o amor, brilharam mais e mais alto que os fogos de artifício…”  escreveu, melhor do que eu diria, esta manhã, às 7 horas, aqui, no FB, Luis M. S. Garcia.
 “…Habemus talento aliado à inteligência”. escreveu também hoje e aqui, à mesma hora, a minha amiga  Carmen Almeida.
 Portugal está a viver uma fase de autoestima e de notada descompressão do sufoco de anos atrás. É a  Geringonça a demonstrar todos os dias que funciona, mau grado  os negros presságios de um oposição sem mérito e à procura de um caminho que não encontra, são a descrispação e os afectos trazidos pelo actual Presidente da República, são os êxitos e prémios internacionais no desporto, com o football  e o Ronaldo na primeira linha, na ciência, nas tecnologias e nas artes, é o número crescente e a diversidade dos cidadãos do mundo que anualmente nos visitam. Foi o António Guterres na Nações Unidas, foi, há dois dias, a vinda do Papa Francisco, e o que isso significou para a imensa maioria  dos portugueses, e foi  ontem, ao final da noite, o prémio no Festival Eurovisão 2017.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger opjj said...

Com um pouco de sorte V.Exª ainda vai levar com a 4ªbancarrota. Parece que o tempo não lhe ensinou nada.

Isto sempre esteve bom para os lambebotas desde que o mundo é mundo.Azar meu e de outros que tiveram de se fazer à vida contando consigo próprios desde muito novos.

20 de maio de 2017 às 20:37  
Blogger Ilha da lua said...

Como diriam os mais jovens estamos numa "boa onda" Esperemos,que a saibamos aproveitar..,

21 de maio de 2017 às 00:44  

Enviar um comentário

<< Home