2.10.17

Os votos saltadores


Como já era de esperar, António Costa quer que as Eleições Autárquicas sejam uma espécie de Legislativas-II, tal como Durão Barroso quis que as Europeias fossem. 
Então, para quê haver tantas eleições diferentes? Fazia-se uma única, que daria para tudo — até, talvez, para as presidenciais. 
Mas fica a seguinte questão: 
Se o resultado fosse o oposto, ele concluiria, como Guterres, que o Governo perdera o apoio dos eleitores? Seria igualmente abusivo concluir isso. 
Eu, p. ex., votei CONTRA O PS em Lagos, mas isso NÃO AUTORIZA ninguém a concluir que eu votaria contra o mesmo PS no governo.

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Ilha da lua said...

Tudo continua na mesma...

2 de outubro de 2017 às 23:15  
Blogger SLGS said...


A desonestidade na análise e apreciação de resultados eleitorais que nos dá a nossa comunicação social, é sempre a mesma. Sempre a favor de quem detém o poder, neste caso o PS.
Não nos esqueçamos que, de imediato e atrás do impulso de António Costa, o PS é o grande vencedor em Lisboa. Falso, foi um dos perdedores, ao lado do PSD que perdeu ainda mais. Medina perdeu votantes, perdeu vereadores e perdeu a maioria. O grande vencedor foi o CDS e, a seguir, o BE. Esta é a realidade.
No Porto, apresenta-se Pizarro a mandar papos de vencedor. Venceu o quê? Deu a maioria a Rui Moreira, por muita força de um PSD que caiu verticalmente.
A nível Nacional e sem dúvida, o grande vencedor, foi o PS e o grande perdedor, o PSD. Mas será assim? O PS ganhou, sensivelmente (não tenho os números presentes) tantas Câmaras quantas perdeu o PSD, isto dá mais ou menos 10% para cima para o PS e 10% para baixo, para o PSD. A CDU perdeu 30% das suas Câmaras e esta foi sim, a Grande Perdedora.
No entanto, António Costa recusou-se a admitir a derrota da CDU e insistiu na grande derrota do PSD. E a comunicação social, com ele.
É o que temos.

4 de outubro de 2017 às 16:21  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Julgo que em todo o mundo se pratica a esperteza-saloia de considerar que as eleições para as AUTARQUIAS são eleições para o GOVERNO.
Pode ser que tenham razão.
Mas, então, QUANDO é que PODEMOS votar para premiar ou penalizar os AUTARCAS?
.
Não me venham dizer que é um "dois em um" pois, no meu caso, a apreciação que faço do PS de Lagos (que não podia ser pior) não tem qualquer relação com a que faço do mesmo PS no Governo (ao qual reconheço méritos).

4 de outubro de 2017 às 18:14  

Enviar um comentário

<< Home