28.9.17

B E M D I S P O S T O S?

Por Joaquim Letria
“Bem dispostos!??” “Está tudo bem disposto”?!
Não fora eu um promissor cronista e não me dirigiria ao respeitável público do Minho Digital nestes termos vibrantes e animados. Perguntar-vos-ia antes, à antiga portuguesa:
“Olá, como têm passado?” .“Está tudo bem convosco?”. “ Então essa saúde como vai?”. “Permitam-me que vos diga que estão com um óptimo aspecto!”. “Viva essa bizarria!” ”Em sua casa, tudo bem?”, “A sua esposa e meninos estão bem, não é verdade!?” e terminaria com um popular e judicioso:
”O que é preciso é saúde!” “Com saúde, é meio caminho andado!”, rematando com a brilhante e enganosa conclusão de que “Se a gente está bem, o resto vem por acréscimo!”.
Mas não senhor! Como também sou um rapaz moderno, deixem-me que vos pergunte antes “Bem dispostos?” É assim que se me dirigem hoje em dia, seja a menina do “call center” que quer que eu mude de operadora, seja o meu PT, a médica de família ou algum amigo dos meus filhos. E ai de mim se me queixo de alguma coisa…
— Estou com uma dor de dentes que nem sei se lhe conte!”— não me atreveria eu a dizer para não levar em resposta:
“Então que é isso!? O que é preciso são pensamentos positivos!”.
E é assim que eu vou andando! Posso estar com uma pedra num rim, com os cristais a chocalharem no ouvido esquerdo, um olho inflamado, um dente a latejar e dores horríveis do hemorroidal, mas se me perguntarem como estou, podem ter a certeza de que respondo:
— Bem disposto! Muito bem disposto e cheio de pensamentos positivos!
Mesmo que abarrote de anti-inflamatórios e tenha engolido um analgésico daqueles que nos deixam mais para lá do que para cá, eu estou sempre bem disposto e com pensamentos positivos a fervilharem nesta cabecinha tonta de cristais à solta. Podem ter a certeza! O que desejo para mim é o que desejo para todos vós!
O que conta é a sinceridade do que desejamos para os outros. Logo, não interessa como nos exprimimos na manifestação sincera dos nossos desejos para aqueles a quem queremos bem. Pouco importa que o façamos com coloquialismos ou com modismos de linguagem que nos pareçam mal, desde que estes nos façam ser entendidos como queremos, naquilo que verdadeiramente desejamos.
Por isso, volto a perguntar:
— Bem dispostos!?Se dizem:
— “Porca de vida!”, respondo: “Que é isso?! Pensamentos positivos!
“ Então vá”…
.

Publicado no Minho Digital

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger José Batista said...

Ora, pois.
Que adiantaria cada um desfiar um rosário de lamentações?
Assim todos vamos mentindo sobre o "aspecto" dos outros ou a sua "juventude" ou a sua "elegância" ou a sua "beleza", etc., no pressuposto de que eles "paguem na mesma moeda".
Para mal já basta a realidade.

29 de setembro de 2017 às 19:13  

Enviar um comentário

<< Home