4.10.17

O EPITÁFIO

Por Joaquim Letria
O epitáfio é o cartão de visita daquele que se despede. Os românticos tinham a vida facilitada. Quando amanheciam melancólicos, ou se suicidavam ou escreviam o seu epitáfio. Graças aos românticos os cemitérios são hoje depósitos de vacuidade, torcidos e tremidos da língua.
Isabel I de Inglaterra escreveu no seu testamento: ”Não me agradam os epitáfios pomposos. Desejo que o meu seja resumido numa linha ou duas, recordando sucintamente o meu nome, a minha virgindade, a duração do meu reinado, as reformas para que contribuí, no respeitante à religião e à salvaguarda da paz”.
Mas se Isabel I era uma rapariga simples e modesta, já Pascal era pedante mesmo depois de enterrado. Pelo menos assim o demonstra o texto que reza no seu túmulo: ”Medi a imensidão dos céus, as sombras da terra; o meu espírito descendia dos deuses, aqui repousam as minhas cinzas.”
Já o imperador José II da Áustria reconhece no seu epitáfio as desditas que conheceu ao longo da sua vida: “Aqui jaz José II, que foi desgraçado em todas as suas empresas”.
Passear por um cemitério, de tempos a tempos, torna-nos muito mais razoáveis. Vemos onde tudo acaba e torna pueris muitas das nossas preocupações, ambições, conflitos e desditas. É raro, pelo menos muito difícil, encontrar uma expressão de sentimentos que resista ao tempo e, sobretudo, à credulidade. Quase sempre, sobre o ridículo e a hipocrisia, paira sobretudo uma grande falta de sinceridade.
O homem acaba tão frágil que pensa ser possível continuar a mentir depois de morto, como se todos os vivos fossem estúpidos. Foi Giovanni Mosca quem sonhou com a sinceridade impossível:
“Nas lápides só se escrevem mentiras. Se alguém tivesse a coragem de escrever a palavra ‘desavergonhado’ no túmulo de um sem-vergonha, abater-se-ia sobre os cemitérios uma onda de sinceridade e os homens morreriam tremendo perante o pensamento dos seus delitos eternizados na pedra”.
Duvido que tal venha a acontecer. Até porque cada vez mais se morre menos. Deixa-se é de aparecer…
.

Publicado no Minho Digital

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger José Batista said...

Fabuloso. Parabéns.

5 de outubro de 2017 às 23:25  

Enviar um comentário

<< Home