3.11.17

A DEFICIÊNCIA DOS NOSSOS BULES DE CHÁ

Por Joaquim Letria
Gosto muito de chá, seja com leite à inglesa, negro à indiana, de jasmim à chinesa, ou com limão à russa. Todavia, em restaurantes, cafés, pastelarias ou snack-bares  portugueses só bebo café ou café com leite, desde o expresso à meia de leite ou ao galão, passando pelo café granulado com gelo ou um bom mazagrin.
Portugal tem um óptimo café, seja ele  robusta ou arábico,  de  Timor ou São  Tomé. Mesmo o importado da Colômbia é excelente. Mas o meu afastamento público do chá tem a ver com a razão de queixa que tenho da tecnologia dos pequenos bules metálicos com que servem a apreciada infusão. 
Há 50 anos que fomos à lua mas de bules de chá não percebemos nada e ainda hoje não conseguimos fazer um bule que não verta onde não deve. Nem aproveitando a velha e bonita prática do samovar… imperdoável!
Se as cafeteiras são bem desenhadas e concebidas com elegância e eficácia, por que raio não sabemos fazer o mesmo para o chá!? Pelo menos, copiando…
Há gente a reparar em tudo e não estranharia se houvesse muito boa gente que atendendo aos pequenos pormenores, que erradamente se pensa que não contam, me considerassem e me acusassem de ser um traidor do Earl’s Grey ou do Simpson Morning Tea, dos quais continuo a ser fiel admirador e compulsivo consumidor.
Há sempre quem aprecie estas futilidades e goste mais de se perder nestas minudências do que gastar o seu tempo em opiniões de substância que podem ser lidas em tudo o que é sítio. Por essa razão, perco-me nestas historietas e reflexões que me atrevo a deixar à vossa respeitável consideração, sem que vos mace com temáticas de diversas problemáticas, como dizem e fazem os opinativos de serviço.
Publicado no Minho Digital

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Ilha da lua said...

Tem toda a razão! Os bules utilizados na grande maioria dos estabelecimentos,deixam muito a desejar...Tomar chá é um ritual,onde todos os pormenores contam...

3 de novembro de 2017 às 17:53  
Blogger A Nossa Travessa said...

Caro Letriamigo

Antes do mais quero dizer-te que é um belo texto o que não é de estranhar sendo ele é da autoria de um dos melhore jornalistas cronistas que bem conheço - e que é um prazer ler-te. Deixa-me dizer que na verdade és um Homem dos sete ofícios :-)))))

E ainda que tenhamos opções políticas diferentes continuo teu amigo e admirador. Creio que o sabes. Porém há muito tempo que não nos encontramos; avida tem destas coisas, mas felizmente a Amizade persiste.

Mais uma bela crónica, ó Jaquim! Gostava de ser quando for grande, o Joaquim Letria. Temos de nos encontrar caríssimo Amigo!

Um abração do Antunes Ferreira

4 de novembro de 2017 às 18:50  

Enviar um comentário

<< Home