23.11.17

Darwin e a Evolução das Espécies



Por C. Barroco Esperança
Porque contraria a doutrina sobre a criação do mundo, compreende-se a dificuldade das religiões em aceitarem a teoria da evolução das espécies, mas as evidências acabaram por convencer os mais empedernidos teólogos, apesar de delirantes explicações achadas.

No entanto, há clérigos tão refratários à ciência que, quando ouvem falar dela, lembram o general fascista Millán-Astray, a puxar da pistola ao ouvir falar de inteligência. Tais clérigos são um bom indício para perpetuar dúvidas sobre a evolução.
O padre António, da Ruvina, pároco da Miuzela do Coa, em meados do século passado, advertia as mulheres para não se sentarem nos burros como os homens. A misoginia era atributo pio, mas a posição de cavalgar os asnos era delírio eclesiástico. A mulher, nem a andar de burro podia abrir as pernas. Soube, depois, que outros clérigos, com idêntica mentalidade, se opunham à equitação feminina.
Na Arábia Saudita, onde as mulheres, após a última Guerra do Golfo, ousaram conduzir automóveis, foram vergastadas em público, para satisfação do misericordioso Profeta e salvaguarda da tradição do tempo em que o camelo era o último modelo de veículo.
Quando se pensava que a imaginação do clero, na demente misoginia e horror ao prazer, não podia criar novos interditos, aparece um pastor de uma Igreja evangélica brasileira a avisar as devotas contra o uso da bicicleta, por ameaça à virgindade.
Não é a demência de um pastor que inquieta, é a capacidade de persuasão do fanatismo e a facilidade de difundir preconceitos e interditos contra as mulheres.
O protestantismo evangélico está politicamente organizado, e dispõe de uma bancada de 126 deputados no Parlamento brasileiro. É uma preocupação mais, para a democracia.
Quanto mais imbecil e cruel for uma crença, mais sedutora se torna e mais crentes atrai. O pastor não é um idiota isolado, é uma metáfora da estupidez pia. Se mandar rezar para que chova ou faça sol, não lhe faltarão devotos a cair de joelhos e a orar.

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger opjj said...

Na sua mente acha então que o hímen duma mulher não pode rasgar-se pelo selim duma bicicleta?

23 de novembro de 2017 às 17:00  
Blogger Carlos Esperança said...

Exmo. Senhor OPJJ:

Poder, pode, ...se cair o selim à bicicleta!!!

23 de novembro de 2017 às 23:24  
Blogger SLGS said...

CBE-Uma boa e irónica resposta, o comentário não merecia outra coisa.

24 de novembro de 2017 às 17:32  
Blogger opjj said...

Duma cajada aparecem logo dois peritos em medicina.
Se a ignorância matasse era uma chatice.

24 de novembro de 2017 às 17:38  

Enviar um comentário

<< Home