Também eu. Aparentemente, mostra uma conquista ou uma unificação, pois as duas bandeiras (uma delas é a de França) estão a ser unidas. A solução está em saber quem é o caricaturado, ou de que país é (ou era) a bandeira da direita. Não sei mais nada.
A águia aparece em muitas bandeiras, e a "águia com duas cabeças" também aparece em algumas. No entanto, esta imagem é um anúncio a uma fábrica de máquinas de costura francesa, e mostra a bandeira tricolor a ser unida a uma outra. Lê-se ainda que "Acabou-se a concorrência estrangeira", querendo significar, com isso, que houve uma unificação entre os 2 países.
Já tinha aqui posto um comentário sobre a curiosidade, mas por inépcia minha não ficou inserido. Então aqui vai a resolução do enigma. O ano de produção do cartaz publicitário é, de facto, 1898; o artista é o referido; e o personagem representado é nem mais nem menos do que o presidente da república francesa na altura, Félix Faure, o tal que ficou célebre porque morreu de apoplexia quando a amante lhe fazia um broche nos aposentos presidenciais (julgo que na altura já seria o Éliseu). O carácter nacionalista da mensagem deveu-se à situação política da época, quando as relações diplomáticas franco-britânicas eram tensas, após o incidente de Fachoda, e a França tratava de estreitar as suas relações com a autocracia russa (o czar Nicolau II visitaria a França no ano seguinte).
9 Comments:
Estou curioso.
Também eu.
Aparentemente, mostra uma conquista ou uma unificação, pois as duas bandeiras (uma delas é a de França) estão a ser unidas.
A solução está em saber quem é o caricaturado, ou de que país é (ou era) a bandeira da direita.
Não sei mais nada.
Um amigo diz que se trata da Aliança Franco-Russa, desde finais do séc XIX até à 1ª Grande Guerra.
Há pouco ao consultar uma nota de dólar de 1977 parece-me ter uma bandeira com este símbolo.Será?
A águia aparece em muitas bandeiras, e a "águia com duas cabeças" também aparece em algumas.
No entanto, esta imagem é um anúncio a uma fábrica de máquinas de costura francesa, e mostra a bandeira tricolor a ser unida a uma outra.
Lê-se ainda que "Acabou-se a concorrência estrangeira", querendo significar, com isso, que houve uma unificação entre os 2 países.
ACTUALIZAÇÃO:
O desenho é de Eugène Oge, de 1898.
Já tinha aqui posto um comentário sobre a curiosidade, mas por inépcia minha não ficou inserido.
Então aqui vai a resolução do enigma.
O ano de produção do cartaz publicitário é, de facto, 1898; o artista é o referido; e o personagem representado é nem mais nem menos do que o presidente da república francesa na altura, Félix Faure, o tal que ficou célebre porque morreu de apoplexia quando a amante lhe fazia um broche nos aposentos presidenciais (julgo que na altura já seria o Éliseu).
O carácter nacionalista da mensagem deveu-se à situação política da época, quando as relações diplomáticas franco-britânicas eram tensas, após o incidente de Fachoda, e a França tratava de estreitar as suas relações com a autocracia russa (o czar Nicolau II visitaria a França no ano seguinte).
JMC
Exacto.
Ele morreu no ano seguinte (1899).
Foi uma grande "barracada"...
Ver em:
https://en.wikipedia.org/wiki/Félix_Faure
Enviar um comentário
<< Home