29.1.18

GEODIVERSIDADE, SOLOS E FLORESTAS

Por A. M. Galopim de Carvalho
Fala-se hoje muito de biodiversidade e ainda bem que assim é. Os biólogos têm sabido dar o devido relevo a este importantíssimo tema. O mesmo não tem acontecido com a GEODIVERSIDADE, palavra ainda ausente no discurso oficial, apesar de, não é demais lembrar, a geodiversidade constituir o suporte de toda a biodiversidade.
Numa primeira aproximação, geodiversidade pode ser entendida como o conjunto de todas as ocorrências de natureza geológica, com destaque para rochas, minerais e fósseis (testemunhos de uma biodiversidade passada), dobras e falhas, grutas naturais e galerias de minas, relevos e depressões terrestres e submarinas, vulcões, etc.
.
Em condições favoráveis, os agentes físicos, químicos e biológicos, existentes à superfície do planeta, alteram a capa externa das rochas, condição necessária ao nascimento do SOLO (do latim solum, chão, pavimento) definido como um corpo natural, complexo e dinâmico, constituído por elementos minerais e orgânicos, caracterizado por uma vida vegetal e animal própria, sujeito à circulação do ar e da água e que funciona como receptor e redistribuidor de energia solar. Com efeito, quando ardem a madeira ou o carvão, seja ele o carvão vegetal ou o fóssil (a lenhite, a hulha ou a antracite), todo o calor que libertam é energia solar neles retida que se liberta. Toda a força que os animais, incluindo este “bicho” complicado que somos nós, desenvolvem no trabalho que executam, teve origem na luz solar, absorbida pelas plantas usadas na sua alimentação.
.
Entidade presente na imensa maioria das terras emersas, na interface da litosfera com a atmosfera e a biosfera, o solo estabelece, assim, a fronteira entre a geodiversidade e a biodiversidade. Sem solos não haveria prados, charnecas, tundras ou FLORESTAS, nem hortas, searas, montados, vinhas ou olivais, nem toda a biodiversidade animal que nos rodeia.
.
A Floresta é um habitat intensamente arborizado com inúmeras muitas espécies de outras planta e animais. A sua biomassa por unidade de  de superfície ultrapassa, de longe, a de outros biomas. Ocupando cerca de 30% da superfície terrestre, a floresta têm acção sobre o clima e representa um sector importante na economia da sociedade, como fonte de riqueza ( madeira, resina, celulosecortiçafrutos, entre outros),
Segundo o dicionário da Porto Editora, a palavra “floresta” provém do frâncico "forhist", colectivo de "forha", que significa plantação de pinheiros, através do francês antigo "forest", hoje "forêt".
O oxigénio atmosférico que nos assegura a vida é o resultado de uma interacção constante e contínua poe parte de todas as plantas que nos rodeiam. É por isso que dizemos que os parques arborizados, no interior das cidades, são os seus pulmões. E é por isso que lutamos pela defesa das florestas de todas as latitudes e altitudes, das quentes e húmidas, como a amazónica, à taiga canadiana e siberiana,  passando pelas de climas temperados, pois são elas que fabricam essa parte importante (21%) do ar que respiramos.

Etiquetas: