29.6.18

Agradecer o pouco para merecer o muito

Por Joaquim Letria
O verbo merecer tem muita piada se pensarmos um pouco nele. Se se emprega dirigido a uma pessoa, significa que esta se converte em digna de um prémio ou de um castigo. Empregue referindo-se a uma coisa, que tenha um certo apreço ou estimação, há objectos que não merecem o que custam, só aquilo que valem.
Tempos atrás também se usava este verbo com o sentido de “conseguir ou alcançar algo que se intenta ou deseja, ou seja “lograr algo”, como “finalmente mereceu-o”!
Como verbo intransitivo, significa criar méritos, fazer boas acções, construir obras excelentes, ser digno de prémios. Na sua forma verbal pode igualmente significar “merecer o bem de alguém”, ou “ser credor da sua gratidão.”
Hoje, a juventude tem dificuldade em saber o que quer e vive pendurada dos “SmartPhones” em vez de contactar os outros directamente, receando um não, desprezando os demais e tendo medo dum rotundo fracasso nas suas ténues e díspares ambições.
Vêm estas reflexões a propósito duma expressão que é agora muito utilizada nos programas de famosos, pouco famosos e nada conhecidos que animam as TVs que vivem dessas especulações a que “alegadamente” (como eles dizem) se entregam. Por exemplo: ”Fulana de tal, depois da sua ruptura sentimental, sai agora  à noite com um novo namorado, porque merece ser feliz”.
“Fulano viu abrirem-se-lhe as portas do sucesso e foi convidado para uma série nova no Brasil, para onde parte já na próxima semana. Ficamos muito contentes, porque ele merece-o!” Isto deixa-me feliz por ver tanta gente recompensada por tão pouco e com quase nada. Assim se saiba agradecer o pouco para merecer o muito…
Mas deixa-me um travo amargo na boca ao recordar os nossos pais e nossos avós que tanto fizeram para nos dar algo e fazerem de nós alguma coisa, praticamente sem receberem nada em troca. E eles mereciam-no!
Publicado no Minho Digital

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger José Batista said...

Mereciam, sim, mereciam. Mesmo que os próprios nunca tenham reflectido sobre tal merecimento...

29 de junho de 2018 às 20:02  
Blogger Ilha da lua said...

Talvez,se empregue o verbo merecer,para dizer “ter direito a...”Vivemos numa sociedade,em que cada vez mais(pelo menos na cabeça das pessoas) os direitos se sobrepõem aos deveres E,há tantos direitos,que só se conseguem se cumprirmos os deveres...Mas,nesta futilidade,apanágio de alguma imprensa...todos merecem tudo,quando nada de relevante fizeram para merecer o que quer que seja...

30 de junho de 2018 às 16:27  

Enviar um comentário

<< Home