3.10.19

A campanha eleitoral e a náusea ou a náusea da campanha eleitoral

Por C. Barroco Esperança
Vai sendo rotina um caso de polícia transformar-se num caso político e a esfera judicial aparecer a rodar nas campanhas eleitorais.

Não sei se há nesta infeliz coincidência temporal do caso Tancos uma perversa intriga, em que não interessa quem roubou o material de guerra, mas quem sabia da entrega, onde parece não ser o acaso a conduzir a agenda mediática, para substituir a campanha eleitoral por ataques a políticos selecionados e julgamentos na comunicação social.
Desde a tentativa canhestra orquestrada na casa civil de um PR contra o PM, nunca um assunto tão maléfico tinha aparecido, neste caso suficientemente eficaz para arruinar a campanha eleitoral.
Todas as presunções são legítimas, desde a tentativa de manchar o Exército, à luta entre Polícias ou ajustes de contas entre fações de uma qualquer corporação que pretende ser hegemónica e não hesita em exibir a força que detém, capaz de criar constrangimentos ao PR, ausente no estrangeiro, ou ao PM em campanha eleitoral.
Talvez a única surpresa seja a dimensão dos estragos, a mossa causada ao Governo, AR, magistratura judicial, PR e PGR, num oceano de suspeitas que altera a decisão do voto e lança dúvidas sobre todos os órgãos de soberania.
É neste ambiente malsão que os últimos dias da campanha eleitoral servem para ataques pessoais, suspeições lançadas contra os detentores dos mais altos cargos da República e ruido mediático para substituir a apreciação de uma legislatura e evitar o confronto das propostas dos partidos, entre os que se deram ao trabalho de as elaborar e os outros.
Não parece que surja um sobressalto cívico na defesa da democracia nem o respeito pela legitimidade das instituições que regularmente se submetem ao escrutínio dos cidadãos. Parece mais importante interferir na normalidade democrática para subverter resultados eleitorais do que preservar a decência democrática e a abstinência de golpes baixos.
Talvez não haja conspiração, mas há conspiradores. Não sei quem são, e será tarde que a serena apreciação dos Tribunais os revele, demasiado tarde para reparar os prejuízos causados à democracia e às instituições que a sustentam.
Qualquer coincidência é mera semelhança com um golpe cirurgicamente ponderado.
Ponte Europa / Sorumbático

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger tempus fugit à pressa said...

desde a tentativa de manchar um exército já de si tão cheio de manchas é talvez mais do que o necessário para dar vida à campanha

3 de outubro de 2019 às 11:34  
Blogger Ilha da lua said...

As palavras respeito e consideração, deixaram de fazer parte da nossa vida política e não só O nosso pequeno país, com uma razoável quantidade de cidadãos pouco exigentes e iletrados, transformou-se numa rede social ,onde as notícias são lançadas com leveza e pouco critério (tudo isto, em nome da liberdade de expressão). Mas, não admira...A Justiça, um dos pilares do estado de direito ,é lenta e precisa de reforma...enquanto isso,vai-se julgando na praça pública ...A mal da democracia!

3 de outubro de 2019 às 19:03  

Enviar um comentário

<< Home