6.3.20

Sonhos

Por Joaquim Letria
O meu querido e saudoso amigo José Fialho Gouveia apresentava um programa na RTP chamado “Sonhos de Adolescência”. Ele perguntava por esses sonhos a duas famílias concorrentes.
Cada família desunhava-se a dar respostas que as pudessem levar à vitória: “Ser médico”“Ser enfermeiro”“Ser professor”, “Ser bombeiro”“Casar”. Ambas as famílias se enganavam nas respostas com que pretendiam alcançar a vitória, e esta só era atingida quando alguma das famílias acertava nas respostas previamente dadas numa sondagem que só o público em casa conhecia.
Do programa que recordo, as respostas eram:
1.- “Ser Rico”:
2.- "Ser famoso”;
3.-“Viajar muito”.
Recordo-me que até ao fim daquele popular concurso de televisão não houve uma resposta que desse a ideia duma educação equilibrada, dum crescimento acompanhado e do que aquela fase da vida representava. Numa palavra, não havia, em nenhuma parte, o sonho.
Lembro-me que ao ver aquele concurso não consegui deixar de reflectir sobre outras situações e da sua importância para o que vai dentro da cabeça das pessoas.
Em primeiro lugar, ainda conservo até hoje o sorriso lindo e feliz dum menino de Luanda a quem a RTP, na véspera dum Natal, perguntou o que era que ele gostava que o menino Jesus lhe desse.Com esse sorriso sem fim, do tamanho do mundo, com os olhos a rir de sonho, ele disse, envergonhado:
-Eu era muito feliz se me dessem uma gasosa.
Depois, não esqueço a alegria e a algazarra de centenas de meninas e meninos enquanto esperavam a entrada na Escola Politécnica para verem a exposição  de dinossáurios com que o nosso querido professor Galopim de Carvalho encheu de sonhos a velha Faculdade de Ciências.
As ruas de Lisboa e de Luanda ainda hoje continuam pejadas de sonhos. São milhares aqueles que por ali os deixam cair, na lama e na poeira e que podemos encontrar no rasto dos pés pesados que percorrem de castigo as nossas ruas e calçadas.
Publicado no Minho Digital

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger José Batista said...

Que belo texto. Parabéns.

15 de março de 2020 às 22:42  

Enviar um comentário

<< Home