18.4.20

Numa cidade cuja Câmara Municipal tem maioria absoluta do PS...

No 30.º Aniversário do 25 de Abril, a CML inaugurou este monumento a Salgueiro Maia, na rua com o seu nome, sendo o pedestal e o correspondente busto iluminados por dois holofotes. 
E estaria tudo muito bem, se não se desse o caso de, a certa altura, o da direita (muito apropriadamente...) ter sido desligado, pois alguém resolveu aplicar, ali, o chamado «Plano de Contenção Energética» — como se podia ler no autocolante de que, por sinal, ainda lá há vestígios. 
Portanto, quando, mais tarde, a outra lâmpada se fundiu, o Dia da Liberdade foi comemorado da forma que a foto da esquerda mostra. 
Este ano, no 45.º aniversário da mesma data, o monumento apresentava o aspecto que aqui se documenta, voltando a receber apenas luz da esquerda — e, nesse aspecto, não há nada a dizer, pois assim é que “bate tudo certo”... 
Quanto aos cravos vermelhos que se vêem junto ao busto, eles foram ali colocados por um anónimo, por contraponto às coroas de flores que, em Lagos, estão reservadas para a estátua do Infante — que, essa sim, tem sempre direito, a 13 de Novembro, a reportagem e fotos para a posteridade. 
Apesar de tudo, e pelo que conhecemos do generoso herói, achamos que ele preferiria ficar assim — discreto, fora das luzes da ribalta, e, claro, bem longe daqueles que são o oposto de tudo o que ele foi e representou. 
.
NOTA: julgamos que não teria encarecido a obra colocar o par de datas 1944-1992 que, aliás, é o mínimo que se exige num monumento destes.
-
Este texto foi publicado no Correio de Lagos em Maio do ANO PASSADO. Será que ainda vai estar actual no mês que vem?
Entretanto, as flores artificiais ainda lá continuam, metidas num garrafão de plástico (que de vez em quando cai), e os cravos murcharam e sumiram há muito. Mas está tudo perfeitamente de acordo "com o resto".

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Ilha da lua said...

Pelo que descreve,penso que sim .Este ano até têm a desculpa do covid19

18 de abril de 2020 às 19:23  
Blogger José Batista said...

Aposto que vai estar assim, CMR.
E gostava de perder a aposta.
Esses tipos lá da autarquia parece terem um grau de cidadania e amor pela liberdade assim para o fracote...

18 de abril de 2020 às 21:57  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Isto é assim há vários anos, sempre referido no "Correio de Lagos" e nas redes sociais da cidade.
De nada adianta.

20 de abril de 2020 às 10:51  

Enviar um comentário

<< Home