31.8.20

No "Correio de Lagos" de Ago 20


Há quem diga que “A PRIMEIRA preocupação dos políticos é serem eleitos, a SEGUNDA é manterem-se no poder... e por essas duas se ficam”. A afirmação, como todas as generalizações, tem o seu quê de injusto, claro, mas uma coisa é certa: o mais que se pode esperar de um típico político português é que RESOLVA problemas, nunca que se ANTECIPE a eles, pois a sua ideia de longo-prazo é balizada pelo calendário eleitoral.
Repare-se, por exemplo, no problema da escassez de água no Algarve. No ano passado, por esta altura, não se falava de outra coisa, e diversas soluções foram aventadas, com destaque para o transvase a partir do Guadiana (no Pomarão)  — como sugeriu, quantificando caudais, custos e prazos, o Eng.º Carmona Rodrigues, ex-presidente da C. M. de Lisboa, que aproveitou para recordar que é isso o que os espanhóis fazem, e já há décadas.
E depois? Bem... a avaliar pelo “silêncio que por aí se ouve”, até parece que as obras já estão em curso e o problema em vias de resolução. Se assim for, gostaríamos então de saber como estão a decorrer, até porque, na nossa terra, continua a tratar-se a água como fosse um recurso abundante e barato — como documentam as fotos, tiradas no mês passado, e que, como se sabe, nada têm de raro.

Etiquetas: ,