12.8.20

No "Correio de Lagos" de Jul 20

 «Na primeira parte fomos claramente melhores» (*)

 

«Muito melhor conhece os lances do jogo aquele que o vê, que aquele que o joga» — D. Francisco Manuel de Melo.

 

UM VELHO amigo meu, com toda uma vida passada nos meios jornalísticos, costumava contar a divertida história do estagiário encarregado de acompanhar a visita ao nosso país de uma famosa actriz de cinema — tarefa essa que ele achou que podia cumprir sem levantar o rabo da cadeira, inventando, de A a Z (a partir do programa enviado para o jornal), um relato bastante credível que veio a ser publicado na Coluna Social, ornamentado com umas quantas banalidades que ele colocou na boca da ilustre visitante que, afinal... NÃO VEIO!

.

CLARO que situações dessas podem acontecer na imprensa tradicional porque decorre sempre algum tempo entre a redacção dos textos e a sua chegada às mãos dos leitores. 

A solução, quando o risco é manifesto, consiste em incluir uma ressalva, como eu fiz na crónica do mês passado, recorrendo à expressão «à data em que escrevo» quando referi o surto de Covid-19 que, na zona de Lisboa e Vale do Tejo se traduzia em centenas de novos casos por dia — enquanto Lagos continuava a ser poupada ao flagelo, uma realidade preciosa que havia que preservar a todo o custo.

Mal eu sabia que, ao mesmo tempo que me esforçava por aprimorar a crónica, decorria a malfadada festa de Odiáxere, com os contornos que todos conhecemos, e acerca da qual já foi dito quase tudo. E digo “quase tudo” porque me parece que há um aspecto que, pelo menos «até à data em que escrevo», não recebeu a devida atenção: refiro-me ao facto de a Senhora Ministra da Justiça ter vindo a público dizer que pretendia que o Estado fosse indemnizado, para o que já fora instaurado um inquérito pelo Ministério Público da secção de Lagos do DIAP de Faro!
Que coisa! — pensei eu — Não será um exagero, tendo em conta o que se vê por esse país fora em termos de desrespeito impune pelas normas em vigor?! 

Talvez sim, talvez não — temos de ter em conta o contexto em que o Governo decidiu intervir, com tais meios e em termos tão duros:

É que, quando tudo começou a descarrilar, já o Verão se avizinhava, pelo que não podia haver pior altura para desbaratar o capital de prestígio acumulado nos três meses anteriores — a tal «primeira parte em que fomos claramente os melhores». E, como se isso fosse pouco, ainda aparecia Lagos, uma das pérolas do nosso turismo, a oferecer à concorrência internacional (de um dia para o outro e de-mão-beijada!), nada menos do que dez dúzias de infectados, desacreditando assim o seu trunfo mais precioso: o facto de ser um destino SEGURO, motivo de legítimo orgulho lacobrigense.

.

MAIS uma vez recorrendo à ressalva do «à data em que escrevo», posso dizer que não sei no que deu o tal inquérito (se é que deu em alguma coisa), e muito menos como serão as tais indemnizações (se é que vão existir). Mas àqueles que perguntam como se vai pagar o preço da REPUTAÇÃO abalada, remeto-os para a “Carta de Guia de Casados” onde, já em 1651, se podia ler a resposta:

«A reputação é espelho cristalino; qualquer toque o quebra, qualquer bafo o empana (...)» — e um pouco mais adiante: «(...) uma só gota de tinta, que caia em uma redoma de água claríssima, basta e sobeja para a tornar turva; e que para aclarar e deixar limpa uma redoma de tinta, não basta uma pipa de água clara». 

-

(*) – José Mota, treinador do Desportivo das Aves, queixando-se da derrota frente ao Sporting, em Dezembro de 2018.

 

Etiquetas: ,