11.6.21

FUTEBOL QUE DEVIA DEIXAR BEM PORTUGAL

Por Joaquim Letria

O futebol português é de encher o papo. Vamos lá ver uma coisa: jogadores e treinadores portugueses são magníficos no estrangeiro. Sem sombra de dúvida! Equipas portuguesas são igualmente de nos satisfazerem a nossa vaidade e de nos deixarem a abarrotar de orgulho.

Todos sabemos isto e ninguém pode pôr em causa o valor de uns e outros nesse jogo na disputa de valores que só temos pena de não serem igualmente admirados muitos outros em muitas outras actividades, sejam elas desportivas, políticas, académicas, de diferentes modalidades e de restantes desportos que no mundo são também apreciados.

Infelizmente, nos últimos tempos, nas autoridades sanitárias e nas de administração interna, houve quem permitisse ganhar taças e conquistar campeonatos com um acrescento que obrigatoriamente se devia dispensar, susceptíveis de merecidos castigos e penalidades políticas por deixarem mal o País e fazerem sofrer os portugueses.

Refiro-me à vitória do campeonato e à conquista da taça de Portugal. Para os ganhar não era necessário infectar o país e empestar regiões de gente estimável que não merecia o que aconteceu. Os festejos do Sporting em Lisboa, a alegria demonstrada por muita gente na cidade de Braga, a alegria em Coimbra, respectivamente, eram perfeitamente dispensáveis até pelas formas como ocorreram.

Claro que não há só culpas dos clubes envolvidos. Sabemos que há autarcas comprometidos, houve incompetência na direcção da Polícia, desleixo e interesses na política do Governo. Nem sequer o executivo socialista resistiu a portar-se bem na final da Champions, impedindo público em redor de “O Dragão”, que sabem muito bem que pode degenerar na má prática que experimentou, sem aprender com o grande prémio automóvel do Algarve.

Também agora a incompetência os arrastou para espalharem a variante britânica por uma cidade e por uma região que há anos se portam bem, mesmo quando o seu principal clube ganha sucessivamente o campeonato, como sucedeu ainda no ano passado, ao refrear festejos exagerados como aqueles que vimos na Câmara de Lisboa, na Direcção do Sporting e nas autoridades da ordem pública.

Por isto e por aquilo há gente que prefere, em vez de empestar o País, pertencer aos tristes grandes clubes que não vêem o padeiro nem duma maneira nem de outra. Oxalá que a final da Champions não traga as consequências que infelizmente nós receamos e que as gentes do Porto consigam repetir o exemplo com que têm honrado a sua nobre cidade.

Publicado no "Minho Digital"

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger opjj said...

V.Exª. com a sua experiência acha mesmo que foram os futebóis que fizeram aumentar o Covid?
Fui a um Hiper, viajei num Alfa fartei-me de levar trolitadas de ombro a ombro, logo o pessoal estava imune?
Uma sugestão; Pergunte a qq hospital cujo Pessoal que presta serviço tivesse sido vacinado há mais de 4 meses e quais os resultados do PCR? E qual a percentagem de imunidade?
Com amizade.


11 de junho de 2021 às 17:27  

Enviar um comentário

<< Home