Grandes pontos!
Quando vazios, devem ser colocados no ecoponto das embalagens (o AMARELO ) ou no do papel (o AZUL)?
A resposta é:
Se for em Portugal... depende!
O papel que se vê à esquerda (editado pela Valorsul) foi recentemente distribuído pelas caixas-de-correio na zona de Lisboa.
Pretende ser, ao mesmo tempo, uma lista-de-compras e um indicativo para as pessoas saberem onde hão-de deitar o lixo devidamente separado.
Lá se pode ver que os pacotes do tipo «Tetra Pak» devem ser colocadas no ecoponto AMARELO (das embalagens) - o que tem lógica. É também o que aparece no desenho animado com que finaliza o programa do Goucha, e o que está escarrapachado nos ecopontos da Câmara Municipal de Lisboa.
No entanto, se formos a Lagos, p. ex., já são os ecopontos AZUIS (os do papel) que os "querem".
Como se fosse pouca a confusão, os pacotes de leite Loreto, Terra Nostra, Euro Shoper, Matinal, Mimosa, Pingo Doce, etc. trazem a recomendação (v. desenho da direita):
«Escorra e espalme a embalagem vazia» e coloque-a no «ecoponto AZUL».
Que raio de situação eco... lógica!
2 Comments:
Trabalho numa empresa que fabrica/constrói estações de triagem e parece-me q não há problema nesta situação dado que os conteúdos dos ecopontos azuis e amarelos são posteriormente triados pelos operadores da estação. São eles os últimos a "decidir" o destino final dos seus conteúdos.
mr
Já fico mais descansado!
Mas porque não, então, fazer ecopontos às risquinhas azuis e amarelas?
Ou misturar o AZUL com o AMARELO - o que daria VERDE?
Neste caso, além de a cor ser bem apropriada ao nome «Ponto Verde», é já a do terceiro ecoponto. Só haveria contentores de uma cor, e todos teríamos a ganhar!
Enviar um comentário
<< Home