18.5.05

A sugestão de Nuno Crato

A DESCOBERTA DO INFINITO

Explicar a ciência através de diálogos é uma tradição nobre, mas grandemente esquecida

NESTE LIVRO, Donald Knuth, resolveu escrever uma novela pedagógica em forma de diálogo. Nele, duas personagens perdidas numa ilha redescobrem o sistema de números surreais criado pelo matemático John H. Conway, há cerca de 30 anos.

Não se trata de um romance pedagógico, mas antes de uma maneira de apresentar as hesitações, tentativas e sucessos que são característicos da investigação matemática.

O autor é, também ele, um famoso matemático, mais conhecido talvez pelos seus trabalhos na teoria da computação.

O tema em causa constitui um dos tópicos mais abstractos da matemática: a construção de números, partindo do conjunto vazio e chegando ao infinito. Mas é um tema que pode ser abordado por pessoas com limitada formação matemática, desde que dotadas de sede de saber e da persistência necessária para o raciocínio abstracto.

Trata-se pois de uma obra notável, tanto pelo aspecto pedagógico como pela possibilidade que oferece de viver a actividade de construção de um edifício matemático moderno.

A versão portuguesa apresenta-se numa tradução rigorosa e fluente de Jorge Nuno Silva e a composição do texto no sistema TeX, um método de processamento particularmente apropriado a trabalhos matemáticos que foi inventado precisamente pelo autor deste livro.

(Texto de Nuno Crato, adaptado do «Expresso»)