16.5.05

Um "post" envergonhado...

QUANDO, há dias, José Gil foi entrevistado na SIC-N a propósito deste seu livro, fiquei a saber que ele era um dos 25 maiores filósofos do mundo. Por isso, e logo que pude, fui a correr comprar a obra, que li numa noite.

Ora, para minha grande surpresa, cheguei à conclusão de que nada do que lera era novo nem particularmente estimulante.

Pensei então que devia haver uma «outra leitura», qualquer coisa como «uma segunda camada» a que o meu cérebro não conseguira aceder - talvez devido ao adiantado da hora.

Fechei então o livro, adormeci, desanimado comigo mesmo, e um par de dias mais tarde reli tudo novamente, com muito mais vagar e atenção; mas, para meu grande desespero, a conclusão foi a mesma.

Falei depois com outras pessoas, de cultura muito superior à minha, e fiquei pasmado:

Todas elas sorriram, como que embaraçadas, e garantiram-me que tinham a mesma opinião que eu.

Bem, sendo assim... já estou mais descansado!

--

NOTA: O escritor Hélder Macedo, em entrevista recente na SIC-M (depois de esclarecer que era amigo-de-infância do autor...), disse que o livro tem "partes geniais", mas que muitas das coisas que refere não têm nada de exclusivamente português - ao contrário do que, aparentemente, se pretende fazer crer.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ora essa! Porque é que o texto do "post" há-de ser "envergonhado"?
Eu também li o livro e penso exactamente o mesmo.
Não encontei nele nada que ultrapassasse a banalidade.
Tudo o que lá está pode ser lido em qualquer boa selecção de "Cartas dos Leitores" ou em "cartoons" humorísticos em que os portugueses tão bem se criticam a si próprios.
O medo, a inveja, a vergonha... está lá tudo.

ERR

16 de maio de 2005 às 16:33  
Anonymous Anónimo said...

Mas temos de reconhecer que a capa é bonita!

;)

Luísa S.

16 de maio de 2005 às 17:40  
Anonymous Anónimo said...

Vocês têm é inveja, um sentimento português muito feio, tb analisado no livro!

16 de maio de 2005 às 19:53  

Enviar um comentário

<< Home