14.7.05

Um Agosto a seu gosto

EMBORA, como se sabe, as promessas eleitorais não sejam coisa que lhe tire o sono, o Governo está de roda de um compromisso aparentemente difícil de cumprir: reduzir as férias judicias de dois meses para um - pois, segundo um parecer que ele mesmo pediu, os afectados têm direito a 28 dias-úteis de férias, enquanto o mês de Agosto só tem 22.

Mas Alberto Costa não parece preocupado com isso e, ao mesmo tempo que nos informa que ainda não leu esse parecer, declara que as promessas são para cumprir.

Porque será? Eu acho que é porque já tem uma solução para isso. Eu explico:

Toda a gente sabe que os meses de Janeiro a Dezembro são alternadamente "grandes" (com 31 dias) e "pequenos" (com 28, 29 ou 30 dias), com uma única excepção: a Julho (que tem 31) segue-se Agosto (também com 31).

Ora, em tempos li que isso havia sido uma exigência do imperador Augusto (que teria dado o nome a Agosto), que não quis ficar atrás de Júlio César (que teria dado o nome a Julho). A crer na história, ele mandou alterar o calendário, decretando que o "seu mês" tivesse mais um dia (retirado a Fevereiro)... e pronto!

E aí deve estar a chave para a resolução do problema:

Recorrendo, se necessário, à maioria absoluta de que dispõe, o PS prepara-se para decretar que, em Portugal, Agosto passa a ter 28 dias-úteis - à custa de Fevereiro, claro, que já deve estar por tudo.

(Este texto veio a ser publicado no «Público» de 24 Jul 05)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

LOL LOL LOL

14 de julho de 2005 às 23:31  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Pólux,

5 estrelas!

16 de julho de 2005 às 21:16  

Enviar um comentário

<< Home