19.11.05

O carinho com que (n)os tratam!

(Cartoon do «DN» de 18 Nov 05)
NOTA: No site da RAI - impressionantes imagens sobre a "alegada" utilização de fósforo branco em Fallujah:
www.rainews24.rai.it/ran24/inchiesta/en/body.asp

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os EUA reiteraram, esta sexta-feira, o convite aos peritos da ONU para visitarem a prisão militar na base naval de
Guantanamo, em Cuba.
No entanto, mantiveram a proibição de contactos com os detidos
.
........

«Achamos que isto é mais do que suficiente, é pena que [os peritos da ONU] não pensem assim», afirmou um porta-voz do Departamento de Estado, numa reacção à decisão dos peritos de cancelar a sua visita por considerarem injustas as condições impostas.

«Damos-lhes o mesmo acesso às instalações que tem qualquer um dos representantes do povo americano», sublinhou Adam Ereli.

Segundo aquele responsável, os EUA não estão dispostos a permitir que os peritos das Nações Unidas tenham acesso directo aos prisioneiros «só para evitar um conflito».

No entanto, Ereli realçou que os membros do Comité Internacional da Cruz Vermelha estão autorizados a visitar a prisão e falar com os detidos, porque esse é o procedimento «correcto» em Guantanamo, onde estão presos suspeitos de terrorismo.

Os peritos em direitos humanos das Nações Unidas rejeitaram hoje o convite dos Estados Unidos para visitar Guantanamo, alegando que as restrições tornariam impossível uma avaliação correcta das condições em que os prisioneiros estão detidos.
--
http://www.tsf.pt/online/internacional/interior.asp?id_artigo=TSF165849

19 de novembro de 2005 às 11:01  
Anonymous Anónimo said...

Já há uns meses que a bronca dos aviões secretos rebentou.
Na TV-Cabo pudemos ver um documentário em que entrevistavam um (ex-?)agente da CIA que tinha estado metido nesse "trabalho" de raptar suspeitos e os levar para países menos respeitadores do direitos humanos.

Falava disso como se fosseum trabalho normalíssimo, e o entrevistador perguntou-lhe, a certa altura:

-E nunca se enganam?
-Sim, às vezes sucede.
-E depois?!
-Depois... Paciência. São coisas que acontecem...

19 de novembro de 2005 às 11:07  
Anonymous Anónimo said...

www.CNN.com


The U.S. Justice Department will investigate a whistle-blower's allegations that corruption, fraud, and waste are rampant in Iraq reconstruction, Sen. Byron Dorgan said Friday. A Halliburton division, Kellogg, Brown and Root, is among the parties under scrutiny. (Full story)

The United Nations High Commissioner for Human Rights called Saturday for an international investigation into detention conditions in Iraq. The discovery of more than 160 prisoners at an Iraq ministry compound revealed signs of torture.

19 de novembro de 2005 às 17:13  
Anonymous Anónimo said...

Numa altura em que até pessoas do governo reconhecem que passaram por cá desses aviões clandestinos da CIA (pelo menos dois foram fotografados no aeroporto F. Sá Carneiro, no tempo do governo de Durão Barroso), Nuno Rogeiro diz, "ingenuamente" (no RCP) que, nestas coisas, é preciso provas.

Claro! Que tal entrevistar os comandantes dos ditos aviões, como decerto sugeriria o boneco deste "cartoon"??

19 de novembro de 2005 às 20:19  

Enviar um comentário

<< Home