Os dias mais longos do ano

Mas as coisas mudam realmente de figura se falarmos do dia completo. Como definimos então esse dia? Se o definirmos como um período de 24 horas, a pergunta não tem sentido, pois 24 horas são sempre 24 horas e aí não há dias mais longos nem dias mais curtos.
O dia terrestre, contudo, não tem exactamente 24 horas. Se o definirmos, por exemplo, como o período entre dois meios dias solares (momento em que o Sol atinge a altura máxima), verificamos que há dias maiores e dias menores. Devido à inclinação do eixo da Terra, à forma elíptica da sua órbita e ainda a outros factores menores, há dias mais longos e dias mais curtos.
A diferença é de pouca monta. No máximo, são 30 segundos a mais ou 30 segundos a menos em relação ao período de 24 horas. Nada que se veja. Acumulados ao longo de semanas, contudo, esses 30 segundos chegam a valer 16 minutos a mais e 14 minutos a menos. Por essa razão, o tempo marcado pelos relógios solares tem de ser convertido, usando uma regra a que se chama equação do tempo.
O curioso é que agora, em fins de Dezembro, os dias têm cerca de 24 horas e 30 segundos. São os dias mais longos do ano. Quem adivinharia que tal iria acontecer precisamente no princípio do Inverno?!
(Adapt. do «Expresso-online»)
2 Comments:
Além das 364,25 rotações/ano sobre si mesma, a Terra dá MAIS UMA volta suplementar devido ao movimento em torno do Sol (total 365,25).
Como será que isso joga em termos de duração do dia, etc?
A Equação do Tempo actual pode ser aproximada pela seguinte fórmula:
E=9,87*sen(2*B)-7,53*cos(B)-1.5*sen(B)
em que E é dado em minutos e
B=2*Pi*(N-81)/364
N é o número do dia, i.e.,
N=1 para 1 de Janeiro
N=2 para 2 de Janeiro
e por aí adiante.
Ver este site:
http://www.analemma.com
para uma descrição mais exaustiva sobre a Equação do Tempo.
Enviar um comentário
<< Home