20.1.06

PT - "Podemos Testar"

Onde é que o raciocínio falha?

TEM sido dito muitas vezes que os detalhes das tais 80 mil chamadas da PT estavam escondidos - se estavam filtrados, codificados ou encriptados não interessa agora para o caso.

Seja.

Mas se alguém fizer a experiência (e eu simulei uma folha de cálculo como as que recebo em casa todos os meses) verá que um ficheiro correspondente a 1000 chamadas tem cerca de 100k; para 5000 tem cerca de 500k - e por aí fora (e sempre sem "compressão").

Ora, qualquer pessoa que alguma vez tenha usado o Excel tem a "sensibilidade" suficiente para saber que cinco disquetes de 1,4 Mega (ainda para mais com ficheiros que tiveram de ser zippados), não poderiam conter apenas umas centenas de linhas referentes às chamadas de Paulo Pedroso - teriam de ter MUITO, mas MUITO mais.

Como acreditar, pois, que elas andaram de mão-em-mão com toda a gente convencida de que se tratava apenas das chamadas do deputado até que um "perito informático" desconfiou... e resolveu ir espreitar o que estava por debaixo do lençol?

5 Comments:

Blogger José Fernandes dos Santos said...

Bem observado. Parece que andamos todos a dormir ou anestesiados.
JFS

20 de janeiro de 2006 às 17:21  
Anonymous Anónimo said...

Ou a história está muito mal contada pelo 24 ou as disketes, CDs(?) tinham também a instalação do office, mas neste caso bastaria um CD!

20 de janeiro de 2006 às 18:46  
Anonymous Anónimo said...

Souto Moura, hoje, na A.R., disse uma coisa certíssima:

«Os ficheiros da PT eram em Excel e não estavam nada "encriptados" nem "codificados". Tratou-se de uma operação normal do Excel».

No entanto, com medo de ter dito algum disparate, ressalvou:

«...pelo menos é isso o que dizem os especialistas de informática...»

20 de janeiro de 2006 às 22:26  
Blogger Filipe Baldaque said...

Mas como sempre a culpa vai morrer solteira...não seria de processar a PT por desrespeito de privacidade?...mas já me esqueia que a PT não se processa...pelo menos é o que parece que diz a jurisprudência, pese embora os atentados que aquela empresa efectua diariamente contra as leis Portuguesas. Afinal não é esta empresa que usa o hino nacional?

21 de janeiro de 2006 às 00:38  
Anonymous Anónimo said...

Ou há moralidade, ou comem todos. Se a PT não pode usar o hino nacional na sua publicidade, que dizer da cerveja Sagres, que há anos e anos usa o escudo nacional, sem que ninguém proteste? A PT não pode, mas a Sagres já pode?

21 de janeiro de 2006 às 23:40  

Enviar um comentário

<< Home