11.1.06

Quem sabe ajudar?

JÁ POR DUAS vezes me sucedeu o seguinte:

Fui para fora, deixei o computador desligado durante uns dias e, ao ligá-lo, no regresso, tive problemas.

Há tempos, foi um "Sasser" (ou coisa parecida) que provocava "restarts" sucessivos, indefinidamente.

Agora, aparece-me este aviso sempre que desligo o PC e o religo:

O Panda informa, no seu "relatório":

Por coincidência (ou não), os meus consumos de tráfego internacional têm disparado, passando de 7 ou 10 Mega/dia para 50 e 70!

Estará uma coisa relacionada com a outra?

Poderá alguém estar a usar o meu PC para navegar à minha conta?

No entanto, nos dias em que o PC está desligado os consumos são nulos.

Será mais seguro desligar o PC à noite (e voltar a ligá-lo de manhã, mesmo correndo o risco - certo - de novo ataque), ou deixá-lo ligado (só apagando o monitor)?

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Viva.

Parece que algo foi instalado no seu PC, sabe-se lá com que propósitos. Pode ser vírus, mas tambem spyware ou malware. Eu usaria o trio maravilha anti-spyware, por esta ordem:

- Ad-Aware http://www.download.com/Ad-Aware-SE-Personal-Edition/3000-8022_4-10399602.html?tag=pop

- Spybot - http://www.download.com/Spybot-Search-Destroy/3000-8022_4-10401314.html?tag=pop

- Spyware Doctor http://www.download.com/Spyware-Doctor/3000-8022_4-10377263.html?tag=pop

fazendo um update antes da análise propriamente dita. Boa sorte!

Rui

12 de janeiro de 2006 às 10:27  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Bernardo Moura

Não uso isso.
A minha ligação é Netcabo.
--
Daqui a pouco faço um novo post com o resultado (curioso porque contraditório) dos anti-virus

12 de janeiro de 2006 às 11:18  
Blogger cãorafeiro said...

EU DESLIGO O COMPUTADOR SEMPRE QUE NÃO ESTOU A USÁ-LO
pelo sim, pelo não...

12 de janeiro de 2006 às 14:30  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Cão Rafeiro,

Há várias formas de o "desligar":

Para efeitos de segurança, bastará desligar o modem, podendo continuar a trabalhar sem problemas.

No entanto, no caso do meu, isso obriga, depois, a fazer o "restart".

Há pouco fiz isso, e aparece logo, ao ligar, um aviso do Panda a dizer que houve um ataque que ele impediu.

Quanto aos consumos:
De facto, ao abrir o blogue, ele "xupa" muitos bytes.

Fazer o "stop" logo que aparece o que se quer é uma boa solução.

12 de janeiro de 2006 às 16:04  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Os "ataques de negação de serviço" de que sou vítima (sempre que desligo e ligo o PC) têm sempre IPs diferentes, embora, curiosamente, comecem todos por 213.22

12 de janeiro de 2006 às 16:12  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

E ainda:

O Windows (pelo menos o XP) tem uma Firewall que se pode activar e desactivar no Painel de Controlo, e pode haver problemas se estiver activada ao mesmo tempo que a do Panda.

O próprio Windows avisa que é de evitar tem ambas ligadas.

Na dúvida, prefiro ter activa a do Panda, que dá relatórios detalhados dos problemas que vão aparecendo.

12 de janeiro de 2006 às 16:21  
Anonymous Anónimo said...

Viva.

Então se a limpeza com o Spybot nao for suficiente, a solução pode ser bloquear o tráfego com toda a gama de IPs, 213.22.000.000 a 213.22.255.255. Nunca trabalhei com a do Panda, mas com toda a certeza isso é possível nela também. Boa sorte na caça ao bicho :)

Rui

12 de janeiro de 2006 às 17:36  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Rui,

Obrigado, mais uma vez

Acabei de meter um post novo (que, se calhar, já viu)depois de ter actualizado o Spybot:

Detectou-me e limpou 11 "coisas"

12 de janeiro de 2006 às 17:41  

Enviar um comentário

<< Home