31.7.06

Histórias do Universo (*)

HÁ HOMENS que gostam de escrever histórias. Uns narram a vida; outros, o mundo imaginário. José Fernando Monteiro escrevia histórias sobre o mundo em que vivemos, o nosso Universo.

Essas histórias saíam em revistas e no «Jornal de Notícias», onde durante duas décadas manteve uma crónica sobre ciência. José Fernando Monteiro gostava também de falar para o público, e era figura frequente nos encontros científicos. Já não está entre nós. Desapareceu inesperadamente em 23 de Fevereiro de 2005, com 43 anos de idade.

Nascido no Porto, onde tinha primeiramente estudado, tornou-se um dos nossos maiores peritos em geologia planetária. Investigava a história dos meteoritos e do impacto que esses corpos provindos do espaço provocam sobre a Terra ou sobre outro planeta.

Na altura em que faleceu, dava os retoques finais numa colecção de crónicas para publicar em livro. Os seus amigos, que são muitos, ficarão contentes por saber que esse livro foi agora dado à luz pela Editora da Universidade do Porto. Chama-se «Histórias do Universo», tem 237 páginas e é uma pérola.

«Há tão pouco ozono na atmosfera», diz no começo de uma das suas crónicas, «que se ele fosse concentrado à superfície terrestre formaria uma capa com apenas três milímetros de espessura.» Dá vontade de ler mais. E Fernando Monteiro explica-nos em seguida algumas das peripécias na descoberta do célebre buraco de ozono.
Noutra crónica fala-nos da Atlântida, para explicar como os estudos geológicos modernos apontam para ilhas hoje submersas por cataclismos que podem ter inspirado o mítico relato de Platão. Noutras fala-nos de Asimov e da ficção científica. São crónicas de um cronista do Universo. É um livro de um contador de histórias.
(Adaptado do EXPRESSO)

1 Comments:

Blogger Fernando Martins said...

E a sua tese de doutoramente, que penso deveria estar quase pronta, alguém sabe dela?

1 de agosto de 2006 às 12:10  

Enviar um comentário

<< Home