Posso pagar?
HOJE, quis pagar €210 de IVA ao Estado (de um Acto Isolado).
Única hipótese: calçar os sapatos... - e ir pessoalmente a uma Tesouraria das Finanças, numa Repartição ou na Loja do Cidadão.
Lá chegado, confirmaram-me: NÃO SE PODE PAGAR pela Internet.
Atenção, meus senhores! Eu não queria RECEBER nada; eu queria PAGAR!
1 Comments:
Sexta-feira-13
Todos sabemos como o Estado é compreensivo com quem não se dá ao incómodo de pagar impostos; vejamos então como trata «os outros»:
Uma pessoa minha amiga, tendo recebido uma guia das Finanças para pagar o IVA até ao passado dia 16, quis fazê-lo pela Internet - e na noite de 12 para 13 veio pedir-me ajuda. Não demorou nada: o «site» respectivo tinha «gripado»!
Passámos, então, à opção Multibanco - e lá fomos, pelas ruas alfacinhas, em busca de um terminal. O primeiro que encontrámos nem deu acesso à opção «Pagamentos ao Estado»; mas os seguintes foram explícitos: «Operação temporariamente indisponível».
Já de manhã, e juntos em viagem para a Beira-Baixa, fomos tentando pelo caminho: mas sempre o mesmo resultado!
Felizmente, as instruções referiam uma alternativa ao «não pagamos!» que estávamos em vias de proclamar: os CTT!
Indicaram-nos uma Estação (já em Castelo Branco...), arranjámos um cheque, e lá fomos nós.
- Não o podemos aceitar - informou-nos a funcionária.
Confrontada com o texto onde constava o oposto do que nos dizia, esclareceu-nos que as regras tinham mudado dias antes: o cheque teria de ser enviado num envelope a confeccionar com a própria guia! Mas ela mesma tratou disso, pelo que tudo acabou em bem graças a essa solução de tecnologia de ponta.
Resumindo: por uma bagatela (o custo do cheque mais o do registo), tivemos, nessa sexta-feira-13, a sorte de poder apreciar como o Estado, com a ajuda das novas tecnologias, apaparica o cidadão que QUER MESMO pagar impostos. E ainda dizem que «esses» são dias de azar!
____
Publicado no "EXPRESSO" - "Carta Branca", em 28 Fevereiro 2004
Enviar um comentário
<< Home