29.8.06

À semelhança da gasolina...

A MAIOR parte das vezes, tenho grande dificuldade em conversar com o meu velho amigo Roberto pois as suas ideias são quase sempre muito primárias e, desde que o assunto não seja mulheres ou futebol, dificilmente aguenta mais do que um ou dois minutos de conversa.
Mas, há dias, sabendo eu que ele estava a atravessar um período de grandes dificuldades económicas, fiquei contente por poder dar-lhe uma boa notícia:
- A partir de 4 de Setembro a tua conta de electricidade pode baixar!
- E porquê? - perguntou ele, de pé atrás.
- Porque vem aí a liberalização! - respondi eu, com um sorriso aberto.
- O que é isso?
Felizmente, a explicação foi fácil - vêm aí mais umas empresas a oferecer os seus serviços, e não ficaremos dependentes, em exclusivo, da EdP.
Ouviu com atenção e, fungando, limitou-se a comentar:
- É mais uns a gamar.
«Pronto!» - pensei eu - «Cá está ele com os seus raciocínios primários!».
Ainda argumentei durante mais alguns minutos, mas a resposta dele era sempre a mesma:
- É o que eu digo: é mais uns a gamar.
Isso foi há duas semanas.
Será que ele já leu as notícias de hoje que nos dão conta de que essa tal liberalização - por um motivo ou por outro - vai coincidir com aumentos de preços e não com a sua diminuição?