11.9.06

Um jogo curioso

HÁ UM velho jogo, muito simples, que consiste em adivinhar algo em que alguém pensou fazendo perguntas sucessivas que apenas admitam as respostas SIM e NÃO.
Este outro que aqui se apresenta (http://www.20q.net/) é muito semelhante, mas as respostas possíveis (que são dadas por clics do rato) são mais variadas.
Para um objecto "normal" (como martelo ou chávena) , o programa acerta facilmente antes de chegar às 20 perguntas.
(Sugestão de C.)
-oOo-
Curiosidade adicional:
Peça-se a alguém que, sem que nós vejamos, escolha uma palavra que conste num dicionário.
Depois, iremos descobri-la abrindo-o sensivelmente a meio e pedindo que nos diga, apenas, se a palavra escolhida está para a frente ou para trás.
Procedendo assim sucessivamente, é claro que a palavra será encontrada. O que costuma admirar algumas pessoas é o facto de serem necessários tão poucos passos para chegar a ela.
Vale a pena fazer a experiência.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já agora sugiro aqui outro jogo do género deste mas apresentado com o personagem Darth Vader da série de filmes Starwars:

http://www.sithsense.com/flash.htm

Se aparecer uma janela a pedir um username e password introduzir o seguinte:

username: bk
password: int3rna1r3v13w

11 de setembro de 2006 às 15:35  
Anonymous Anónimo said...

Funciona bem este método. Creio que foi o Newton que desenvolveu um método numérico semelhante para resolver equações: método de ... ...Newton!

12 de setembro de 2006 às 23:17  
Anonymous Anónimo said...

Por isso é que, para se acertar num número entre 1 e x usando o método "é mais, é menos", são precisas no máximo n=log(x)/log(2) tentativas (a solução da equação 2^n=x). Mas esta solução obriga a que se comece a adivinhar o número do intervalo [1,x] a partir de um número preciso e não de um número qualquer desse intervalo - qual?

14 de setembro de 2006 às 09:56  

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