Pergunta de algibeira - Respostas possíveis
-oOo-
JULGO que a resposta ao problema ontem colocado será, em parte, o que um leitor já disse: «Na posição indicada, o peso recai mais sobre as rodas que estão a nível mais baixo. Ora, se forem essas as rodas motrizes, o efeito propulsor é maior».
Mas, além disso, há ainda um efeito do binário motriz (representado pelo arco a vermelho), que comprime contra o chão as duas rodas que estão a um nível mais alto.
Mas, além disso, há ainda um efeito do binário motriz (representado pelo arco a vermelho), que comprime contra o chão as duas rodas que estão a um nível mais alto.
NOTA: Neste desenho (que pode não estar muito conseguido), representam-se a azul as forças (peso e reacções) como se a rampa rodasse até à horizontal. Pretende-se, com isso, mostrar que o valor das reacções nos pneus inferiores aumenta com a inclinação (devido à posição do centro-de-gravidade).
3 Comments:
O binário motriz pode ser tão elevado que o carro faz o cavalinho, nesse caso o peso recairia inteiramente nas rodas que estão mais abaixo. No comentário que fiz no post anterior apenas me referi ao equilibrio estático do carro, que é uma situação mais fácil de compreender, ainda que incompleta.
Na realidade, assisti a estas experiências quando, há uns anos, trabalhei numa mini-hídrica.
Estávamos numa zona muito baixa, junto ao rio, e a saída era por um caminho lamacento e inclinado.
Os carros com tracção atrás saíam normalmente (de frente), mas os que tinham tracção à frente só conseguiam subir em marcha-atrás.
Quando tinha um mini e percorria caminhos com ele, que só com um todo-o-terreno deveria percorrer, tive muitas vezes de subir de marcha-atrás. O Alentejo, ao contrário do que muita gente pensa, não é plano, e como tem muitas zonas de barro, por vezes torna-se complicado fazer algumas subidas, principalmente no inverno. Como a necessidade é a mãe do engenho, esta solução apareceu logo que começaram a surgir os carros de tracção á frente.
Enviar um comentário
<< Home