22.11.06

Pergunta de algibeira

PARA SUBIR uma rampa enlameada, um carro de tracção à frente fá-lo mais facilmente em marcha-atrás. Porquê?
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NOTA: Em «Comentário-5», a questão está colocada de outra forma, talvez mais clara.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Porque com a inclinação há uma transferência de peso para as rodas que se encontram mais abaixo.
Já agora, e se o centro de gravidade estivesse rente ao chão?

22 de novembro de 2006 às 20:08  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Vamos esperar mais algumas respostas...

22 de novembro de 2006 às 20:56  
Anonymous Anónimo said...

Porque o peso do motor aumenta a aderência das rodas motrizes.

22 de novembro de 2006 às 21:14  
Anonymous Anónimo said...

Veliberalino,

Só faz sentido dizer-se que «o peso do motor aumenta a aderência das rodas motrizes» no caso do Citroen 7 CV, que tem tracção à frente (figura da direita).

Mas isso tanto sucederia se o carro estivesse virado para cima como para baixo.

--

De qualquer forma, como a pergunta já foi colocada tarde, vamos esperar mais respostas até amanhã, ao fim da manhã.

22 de novembro de 2006 às 21:32  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

A redacção da questão talvez não esteja muito clara.

Reformulando-a, então:

«Considere-se um carro com motor à frente e tracção atrás (figura da esquerda), e um outro com motor à frente e tracção à frente (figura da direita).

Ora a experiência mostra que, para subir uma rampa enlameada, os carros com tracção atrás podem fazê-lo em marcha normal, enquanto os que têm tracção à frente sobem melhor se o fizerem em marcha atrás.

Porquê?»

22 de novembro de 2006 às 21:40  
Anonymous Anónimo said...

Quando se sobe um plano inclinado, e uma vez que o centro de gravidade do carro está a alguma distância do chão, a resultante do peso passa mais perto das rodas que estão mais abaixo. Assim sendo, o peso sobre as rodas que ficam abaixo aumenta, com o aumento do peso a força de atrito aumenta (Força tangencial=Forçanormal*coeficiente de atrito), logo o carro que tiver as rodas motrizes mais abaixo pode exercer uma maior força tangencial nas rodas e subir o plano. Os mais dotados para a matemática, usam uns senos e tangentes para estas coisas e resolvem o problema de uma forma mais elegante, os mais endinheirados compram um jipe.

22 de novembro de 2006 às 23:23  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Correcto.

Há ainda mais um pormenor, mas fica então para amanhã...

23 de novembro de 2006 às 00:09  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Bernardo,

Isso do "normalmente empurrado" e do "normalmente puxado" só faz sentido em andamento normal, para a frente.

Vendo o desenho, há um a andar para a frente (o da esquerda) e outro a andar em marcha-atrás (o da direita).

Assim, estão ambos a ser "empurrados", pois o carro da direita está a comportar-se, para todos os efeitos, como sendo de tracção atrás.

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Uma parte da resposta certa já foi dada por Manuel Allennttejjanno.

23 de novembro de 2006 às 10:24  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Bernardo,

Ver "post" mais recente.

24 de novembro de 2006 às 11:46  

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