24.2.07

Estatuto andaluz

OS ANDALUZES foram às urnas para decidirem se queriam, ou não, a nova definição da Andaluzia como realidade nacional. Dado o entendimento verificado entre os grandes partidos e o facto do texto constitucional ser consensual, poucos foram os que corresponderam à convocatória deste referendo andaluz.
A distância crescente entre a classe política e os restantes cidadãos, que também em Espanha fortemente se faz sentir, fez crer numa deterioração para a legitimidade do sistema. A campanha andaluza teve muito pouca repercussão nacional. E deixou bem claro que não foi nenhuma exigência social ou, muito menos, uma necessidade histórica que levou os andaluzes às urnas deste referendo, o qual muito pouca gente levou a sério.
Os socialistas acusaram os populares do PP por este desinteresse. Desviar para os adversários a responsabilidade dos erros próprios é hoje uma prática frequente e generalizada. Mas o que se pode concluir é que este estatuto andaluz parece mais uma fuga para a frente dum governo castelhano que não tem projectos tão sólidos como isso.
«25ªHORA» - «24 horas» de 23 Fev 07

Etiquetas: